Dentre as técnicas de SEO, o Link Building é a principal para se ganhar reputação, reconhecimento dentro do nicho de mercado que você trabalha. Quando um blog ou site se destaca, os links surgem naturalmente. Mas não se deve ficar sentado esperando que esses links apareçam, é possível agir.
A primeira ação a ser tomada é ser participativo na sua comunidade. Se existem blogs que tratam do mesmo assunto que você, tente comentar, sem fazer propaganda explícita e somente comentários relevantes. Se são dúvidas, pergunte, se são sugestões, escreva, se forem elogios, faça, se forem críticas, não seja agressivo, use sempre a inteligência.
A segunda ação, é procurar parcerias ou simplesmente ganhar um link em uma página de um site ou post de um blog. Mas aqui é necessário muito cuidado.
Primeiro, não estou falando de comprar links. Como o google sempre avisa, isso é passível de punição nos seus índices.
Segundo, não estou falando de deliberada troca de links. Aumentando um pouco a proporção, isso pode virar um link farm, que também é punido pelo google. A troca de links é saudável, mas deve ser feita com cuidado. Se o cross-linking for muito intenso, pode ficar caracterizado uma tentativa de manipular o resultado das buscas e é de punição certa.
Do que eu estou falando então?
Como Ganhar Links e Reputação
É indispensável ter conteúdo relevante. Se você quer que o seu conteúdo ganhe links, ele obrigatoriamente tem que ser interessante, criativo, possuir algum diferencial e a tática é cobrir alguma área que esteja faltando informação. Assim, as pessoas vão naturalmente referenciá-lo (fazer um link para o seu site) quando encontrarem o seu conteúdo.
E para que o seu conteúdo seja encontrado? Um pouco de SEO com feeds e social bookmarks não faz mal a ninguém.
Outro método é você procurar as pessoas que estejam precisando da sua informação, avisá-las que a informação existe e que está no seu site.
Para ampliar um pouco mais o horizonte de atuação, a sugestão deste post é que você procure por outros sites e blogs que estejam dentro do mesmo ramo que você, mas que você possa complementar com o seu conteúdo.
Digamos por exemplo: o Mestre SEO fala sobre SEO, mas nunca trata de Link Building por não ser especialidade nem interesse do blog falar sobre isso, e eu tenho um pequeno, porém interessante, blog que só trata de link building. Eu poderia falar do meu blog e de sua proposta ao Mestre SEO para que quando fosse citado link building no site, o meu blog fosse referenciado. Assim, vão surgir links naturalmente para o meu blog. E como o Mestre SEO é maior que o meu pequeno blog, eu vou ser bem visto.
O mais importante: Conteúdo Relacionado! Consiga links de sites com conteúdo relacionado ao seu : SEO x Link Building, jogos de atari x jogos de wii, cifras de música x letras de música, e por aí vai. Não é proibido ter links de conteúdo não-relacionado, a questão é que estes serão menos relevantes.
Por fim, seja educado e faça uma política de boa vizinhança.
Entenderam a dica? Deixe um comentário! Abraços e até a próxima.
Qualquer dúvida na teminologia, confira o significado dos termos de SEO.







12 de maio de 2008 às 12:17 pm
Falou tudo
Em um site onde mantenho muitos banners 120×60 no final da página inicial, passei a usar rel=nofollow em boa parte (no geral, parceiros avisados, se bem que muitos nem sabem disso – SEO e link building).
Visitas e page rank são bons, mas tem que tomar cuidado…
[Responder]
13 de maio de 2008 às 9:33 am
Esta semana mesmo recebi um comentário de um blogueiro querendo um link no meu blog, sem mais nem menos, não critico que faça mas não concordo com essa política.
[Responder]
13 de maio de 2008 às 1:51 pm
Dúvida:
Num site que precisa ser divulgado através dos links building, devo linkar mais para a página home aonde tem várias palavras-chave ou devo linkar para várias páginas internas do site de acordo com a palavra-chave citada?
Valeu!
[Responder]
13 de maio de 2008 às 3:37 pm
E aí Rafael!
Existe sim. O google.com.br relaciona algumas ferramentas para analisar densidade de palavras
A e3KWD parece ser muito boa, possuindo inclusive tradução para o português, o que deve possibilitar o reconhecimento de caracteres específicos da língua (ç, á, ã, í, etc.), que é um dos maiores problemas com essas ferramentas.
Abraços!
[Responder]
13 de maio de 2008 às 3:45 pm
Portfolio webdesigner, é bem mais interessante responder as dúvidas de uma pessoa do que de umas keywords… capiche, Demétrio?
Quanto à dúvida, você deve linkar para todo o site, tanto para a página inicial, quanto para as páginas internas. É simples, se você tem boa informação a mostrar, então é bom linkar para páginas internas, senão, bastava ter feito a página inicial e mais nada.
[Responder]
13 de maio de 2008 às 11:46 pm
Frank, depois de 2 anos de publicação do meu site, agora que tive um tempinho para otimizá-lo, mas o PageRank não passa de 3. Segui algumas dicas deste blog mas ainda tenho muita coisa a otimizar. Eu vendo investindo em links patrocinados e gostaria de saber se estes links vindos do Google (adsense) também contam para aumentar o Ranking do meu site.
[Responder]
14 de maio de 2008 às 10:58 am
E aí Cleverson!
Os links dos anúncios não contam PageRank, nem nada para o site. “Contar para o ranking” do site, só mesmo se tiver boa conversão, para melhorar o posicionamento entre os anúncios e aumentar as suas visitas.
Abraços!
[Responder]
14 de maio de 2008 às 12:30 pm
Obrigado pela resposta Frank. Vi seu vídeo lá no Youtube! heheh!!!
bom, já postei isto em outra página. Talvez alguém também pode me responder neste post
Ouvi os PodCasts do Seminário da Info sobre o Marketing de Busca e SEO. Apesar de não ter palestras técnicas, realmente houve mais assuntos irrelevantes do que o SEO propriamente dito. Muita propaganda de produtos dos grandes anunciantes, muito bla, bla bla, deixanod o seminário a desejar. Bom, estou começando agora meu interesse pelo SEO e SEM, apesar de usar o SEM a pouco menos de um ano. Bom, hoje acessei um site de um concorrente (Que Barato, com Page Rank 4) e inseri um anúncio de teste no sistema deles. Verifiquei que eles usam as meta tags keywords, description, robots, authors, verify-v1 e title. Além disto usam xhtml, tabeless e o url rewriting (url amigávies). Em 10 minutois depois fui no google e pesquisei por um por um termo com o mesmo título do meu anúncio. Vcs acreditam o o Google já tinha indexado a página inicial deles? Poxa, fiquei indignado pois isto não acontece no meu site (Permuta Livre) com PageRank 3. Será que tem alguma marmelada ou exise alguma técnica para os buscadores indexarem as páginas do o site diariamente?
Outra pergunta é: Além das metas tags corretas, links apontando para a páginas do meu site, urls amigáveis e tudo que já postaram aqui, gostaria de saber por que demora tanto para o page Rank subir e o google indexar as páginas … Recentemente inseri o url rewrite no meu servidor e a maioria das urls estao sendo reescritas. Mesmo assim, faz 10 dias que o google nãoindexa nemuma pagina do meu site, já inseri os sitemaps e tudo e mesmo assim, nada!! O que devo fazer?? Obrigado.
[Responder]
18 de maio de 2008 às 2:38 pm
Olá Cleverson!
Conforme respondi no outro post que você postou esse seu comentário, você não deve ficar tão preocupado com PageRank. Primeiro, vale dizer que o PageRank é atualizado a todo instante que o google encontra novos links para um site, porém, o google não informa esse PageRank atualizado com tanta frequencia, somente divulga os valores 3 ou 4 vezes por ano.
Ainda, o googlebot aprende a frequencia de atualização do seu site, além de você poder configurar isto no google webmasters tools.
Abraços!
[Responder]
18 de maio de 2008 às 3:20 pm
Sobre o Link Building, tem alguma empresa ou algum serviço que posso pagar para me atender melhor? (Me informe por email se necessário). Não estou falando de geracao de troca de links / link famrs ou cross-link, até por que no meu site só possui links pra meus parceiros. Acho que dever existir vários sites de cadastramento de links, comentários em blogs sobre assuntos com que se referem ao meu site, etc .. Na verdade, não tenho tempo pra administrar isto, e tenho total necessidade dos bons links, então a melhor maneira é contratar sercico de terceiros. No meu caso, o que você me aconselha? pagar pelo servico depois de checar o aumento do back links e ver se realmente me deu retorno, ou deixar acontecer naturalmente?
[Responder]
21 de maio de 2008 às 7:49 am
[...] o Google resolveu dentre outra coisas adotar coisas a politica de classificar os sites quanto a linkagem externa e linkagem interna que ele recebe. Cada link segundo essa política seria como se fosse um voto que [...]
28 de maio de 2008 às 8:07 am
[...] site por exemplo. Se o seu site falar de corridas de cavalo é muito mais interessante receber um link de outra pagina que fale do mesmo assunto do que receber 10 links de paginas quaisquer [...]
02 de junho de 2008 às 7:10 am
[...] principal questão quando se fala em Link Building é: como ganhar links? As estratégias de Link Building respondem à essa pergunta e abrem diversas opções de [...]
29 de junho de 2008 às 4:36 pm
Desculpem mas se meter links, em sites que aceitem mas nada tenha haver com o meu site, conta? ou isso é irelevante
Obrigado
[Responder]
29 de junho de 2008 às 6:09 pm
E aí “serilck”!
Bom, do modo mais geral, todo link conta. Mas refinando um pouco esse conceito, se você conseguir links de sites que sejam de assuntos relacionados ao assunto do seu site, isso vai ter um efeito melhor do que simplesmente conseguir link em qualquer site.
Mas especificamente, conseguir um link em um site spam, não deve agregar nenhum valor, deve ser o mesmo que não ter um link. E, por fim, pode ser que conseguir somente links de sites spam seja prejudicial.
Como “você não tem controle sobre os links que surgem para você” na Internet, não é lá muito coerente você tomar uma punição porque um site spam fez um link para você sem o seu consentimento, mas se você fez por onde, e colecionou links em sites spam para tentar melhorar seu posicionamento nas buscas, talvez um “cartão amarelo” seja adequado.
Esclarecido?
Abraços!
[Responder]
02 de dezembro de 2008 às 8:31 am
Frank,
Obrigado pelas dicas.
Tenho um blog de temática religiosa e, obviamente, desejo incrementar o número de leitores do mesmo. Mas sou “tímido” para pedir links para o meu blog, embora sempre que leia alguma coisa interessante em outro blog de mesma temática, cite um trecho do artigo e coloque um link para o site onde o encontrei. Você acha isso uma boa estratégia ou eu deveria ser mais “agressivo”, pedir na cara dura?
Clóvis
[Responder]
02 de dezembro de 2008 às 5:41 pm
E aí Clovis!
A principio, todas as táticas sao válidas… você pode tentar ser direto e pedir o link sim. Você pode desde continuar sem o link até se tornar um chato/spammer… fica por sua conta e risco!
[Responder]
30 de dezembro de 2008 às 3:56 pm
Não devemos nos preocupar com o Pagerank e sim com o conteúdo. Afinal de contas, o motivo de ser do website é o usuário e não Robots. Hoje em dia muita gente se preocupa em “preparar” o site para os mecanismos de busca e esquecem do usuário. Se o conteúdo for relevante e exclusivo, sem dúvida alguma suas páginas serão indexadas e encontradas por quem as busca! Parabéns pelo post!
[Responder]
02 de janeiro de 2009 às 9:05 am
Falou e disse, Rodrigo! A chave é mesmo o conteúdo. Conteúdo com trabalho de SEO então, nem se fala. O PageRank é uma mera consequencia, não pode ser um objetivo.
Abraços e valeu pelo comment!
[Responder]
20 de março de 2009 às 5:12 pm
@Rodrigo já comentei exatamente isso em outro post, o pessoal está se preocupando com o SEO em geral e esquecendo da qualidade Total do site. Acorda gente, se o site for bom, o reconhecimento é automatico.
[Responder]
23 de março de 2009 às 8:48 am
João, na verdade, não é que “o pessoal está se preocupando com o SEO em geral e esquecendo da qualidade Total do site”. O que as pessoas precisam entender é que o SEO trata da qualidade do site como um todo. SEO trata da produção de conteúdo, manutenção de conteúdo, usabilidade e diversos outros pontos de qualidade do site.
O que acontece não é super-valorização de SEO, mas subconhecimento de SEO, pois, na verdade, ele serve pra cuidar de todo o site, tornando-o relevante e de qualidade.
[Responder]
23 de março de 2009 às 8:51 am
Concordo com o Frank neste ponto. Não se pode olhar o SEO pontualmente. Você deve observar a qualidade do website como um todo, observando muito para a produção de conteúdo de qualidade.
Mas é aquele ponto tradicional, de nada adianta escrever coisas de altíssima qualidade se você não é encontrado. Junte as duas técnicas e terá sucesso.
[Responder]
23 de março de 2009 às 10:27 am
@Frank e Fábio, é exatamente isso mesmo, todos tem que entender que a qualidade do site está totalmente relacionado a SEO, é que tem gente com sites totalmente poluidos e com o HTML cheio de erros e mesmo assim se preocupam com o “SEO”(Algumas tecnicas que eles acham que é o SEO) e não em melhorar a própria estrutura do site que na verdade é totalmente relevante para um SEO de verdade.
[Responder]
24 de março de 2009 às 8:12 am
É por aí João. Ainda falta, para muitas pessoas, um melhor entendimento sobre o que é SEO.
[Responder]
19 de dezembro de 2009 às 4:40 pm
to tentando aprender como melhorar o meu pagerank. gostaria de mais detalhes sobre o livro
[Responder]
Frank Marcel disse,
dezembro 24th, 2009 às 1:24 pm
Livro?
Melhorar o PageRank se resume, basicamente, a ganhar mais links para o site.
[Responder]
08 de janeiro de 2010 às 1:19 pm
Frank, tenho acompanhado o mestre seo a um tempo e você realmente é bem empenhado, parabéns!
Com certeza, otimizar um site descaradamente sem pensar na experiência do usuário, você provavelmente terá no final um site poluído e que “não vende”, provavelmente ficará claro que está tentando empurrar por “guela abaixo” do buscador uma determinada keyword. SEO também é criatividade, colocar contéudo otimizado mas útil para o usuário e que no final da contas cumpra com o objetivo do site (vender algo, divulgar algo e etc)..
Temos pesquisado sobre link building para o lançamento de nosso serviço de aumento de links mas é algo um tanto quanto difícil de parametrizar e colocar preço “único”, quando cada caso é um caso, mas esse é o desafio pra quem trabalha na área.. (respondendo ao Cleverson que queria contratar este tipo de serviço).
Muitos falam que é bom, e quem sabe fazer tem pavor de fazer isso para os outros, (até onde já conversei com concorrentes & amigos).
Mais uma vez, parabens Frank e Equipe Mestre Seo.
[Responder]
25 de fevereiro de 2010 às 2:23 pm
show de bola Frank…to aprendendo muitas coisas com esses posts e evoluindo em SEO….vlw
[Responder]
31 de maio de 2010 às 11:48 am
Muito legal frank, esse post como os outros possuem muitas informações de extrema importância, parabéns e estou aprendendo muito com vocês.
[Responder]
19 de julho de 2010 às 1:20 am
bom, mas preciso aprender mais.
[Responder]
25 de julho de 2010 às 3:40 pm
eu tenho visto que backlink so funciona para o google
tem alguma dica para bing ? ainda mais que agora vai para o yahoo tb o bing
eu li no blog deles que as buscas sao relacionadas a localizacao dos servidores
sabe me dizer como fazer com sites que ficam fora do brasil para serem bem indexados pelo bing ?
[Responder]