Uma das práticas mais comuns na Internet é o cadastro em diretórios de sites. Mas vale a pena? Em 2008, o Google fez uma alteração em suas guidelines que vai fazer a resposta a essa pergunta mudar ao longo do tempo. Mas antes de ir para a resposta, um pouco de background sobre o cadastro em diretórios.
Cadastro em Diretórios – Link Building

Eu já falei sobre isso anteriormente no meu post Link Building: Cadastro em Sites de Busca, esclarecendo que o Link Building é justamente a utilidade de se cadastrar um site em diretórios – uma maneira de se conseguir links para um site.
A dica principal ao se procurar diretórios para se fazer o cadastro de site é procurar diretórios relevantes, como o Dmoz ou Yahoo!Directory, isso porque esses serviços tem uma rígida política de aceitação, não basta pedir ou pagar para estar listado, é necessário ter algum valor.
O Google procura identificar este tipo de informação nos diretórios de sites que encontra pela Internet para dar, ou não, o devido valor ao diretório encontrado. E, justamente por encontrar muitos diretórios de baixa qualidade e baixo controle de cadastro é que ele fez uma significativa alteração em suas guidelines: desde o ano passado, não consta mais entre as guidelines do Google para webmasters a recomendação de que o webmaster deve cadastrar seu site em diretórios. E agora? Vale a pena cadastrar?
Vale a Pena Cadastrar Sites em Diretórios?

Essa alteração do Google em suas guidelines não implica que é o fim dos diretórios de sites, pelo menos, não ainda. Apenas é algo que o Google não recomenda mais, mas isso implica em uma forte possibilidade de o Google não mais contar links dos diretórios de site no futuro.
Antigamente, cadastrar sites em diretórios fazia muito sentido, pois eles eram a maior fonte de descoberta de novos sites para as ferramentas de busca. Hoje, se nós refletirmos um pouco, pode-se concluir que já não faz mais tanto sentido cadastrar sites em diretórios para ser encontrado, pois você pode usar as ferramentas para webmasters de cada search engine para contar a elas que o seu site existe e já cadastrar o sitemap.xml com todas suas URLs.
Se, agora, a única função de um diretório é dar um voto a um site e, cadastrar em dezenas (centenas) de diretórios, só vai fazer influenciar os resultados de busca, faz sentido o Google não considerar links de diretórios que o site cadastrado não seja revisado para que seja validado o voto.
Por enquanto você pode continuar cadastrando em diretórios, eles ainda têm um pouco de força, mas não se limite a isso, pois no futuro, a tendência é que esses links não sejam mais relevantes para o Google. O que você acha? Deixe um comentário!
A questão de diretórios foi tema de um dos mais recentes vídeos do Matt Cutts. No vídeo ele responde a uma pergunta do Fábio: Will Google consider Yahoo! Directory and Best of The Web (BOTW) as sources of paid links? If no, why is this different from another site that sell links? Confira a resposta do Matt Cutts no vídeo abaixo.







05 de março de 2009 às 9:07 am
E aqueles ofertas de cadastros em 1.000.000 de sites de buscas? Pode gerar penalização?
[Responder]
Frank Marcel disse,
março 5th, 2009 às 9:19 am
E aí Daniel, olha só “cadastro em sites de busca”: site de busca realmente relevante é o Google. Seguido de Live e Yahoo!. Mas, vamos lá. Considerando sites de busca e diretórios como a mesma coisa, esse cadastro massivo do site pode gerar um baixo trust (já que o site vai ficar relacionado em muita vizinhança de baixa qualidade), ou seja, se não acabar em punição, também não vai contar muito a favor – ficar relacionado em páginas de baixa qualidade não te adiciona valor.
E outra, estar listado em um catatau de diretórios (como se dizia antes de eu ter nascido, inclusive) entre bons (poucos), ruins (muitos) e relevantes (dá pra contar nos dedos), pode ser um indicativo de que você não preza qualidade e está visando somente os rankings. O que não é bom para a experiência do usuário, que, por sinal, é o que o Google tanto preza.
[Responder]
05 de março de 2009 às 9:38 am
Na minha opinião, ainda vale a pena cadastrar porque gera PR, mas o futuro como o Frank disse é incerto, a estratégia que vale agora é relacionamento, escolher parceiros certos e explorar redes sociais (que o google lê), além de foruns específicos que sejam relevantes podem trazer um bom resultado.
[Responder]
Frank Marcel disse,
março 5th, 2009 às 9:53 am
Opa, apoiado. Diretórios ainda são uma alternativa. O futuro deles é que deve estar com dias contados (para o Google).
[Responder]
05 de março de 2009 às 10:36 am
O ruim, é que no DMOZ por exemplo, meu site não é cadastrado de jeito nenhum. Mesmo sendo um dos, senão o site de cabeleireiros com maior conteúdo na net, tanto que figura em primeiro lugar no google como cabeleireiros há muito tempo.
Em contrapartida, existem vários sites de cabeleireiros cadastrados lá, que não tem conteúdo nenhum!
É péssimo estar na mão da boa vontade de alguem para poder promover o seu site…Além do que, enviando o pedido de cadastro, não se tem resposta alguma se o seu site foi, sequer visto!
[Responder]
Frank Marcel disse,
março 5th, 2009 às 12:21 pm
Pois é… as entranhas do DMOZ são mais chatas de atravessar e, com certeza, a falta de feedback não ajuda nada.
[Responder]
Alexandre Barbosa disse,
agosto 10th, 2010 às 3:57 pm
Tava dando uma passada por aqui e vi que o site do Alexandre (meu chara) ja estah listado no DMOZ em: http://www.dmoz.org/World/Portugu%c3%aas/Regional/Am%c3%a9rica_do_Sul/Brasil/Estados/S%c3%a3o_Paulo/Neg%c3%b3cios_e_Economia/Servi%c3%a7os/
Tem alguma coisa a ver com a reclamacao dele aqui?
[Responder]
06 de março de 2009 às 4:17 pm
Tudo bem Frank ?
Concordo que num futuro próximo seja provável a perda da importância dos diretórios no aumento de pagerank.
Porém, ter um site bem “linkado” aumenta e muito a velocidade de indexação das suas páginas.
Recentemente colamos no ar 2 sites novos com mais de 500 páginas…para um deles, fizemos o cadastro nuns diretórios e diferença foi surpreendente….
abraços
[Responder]
07 de março de 2009 às 1:17 pm
Excelente dica, fazia alguns meses que estava pensando nisso, se realmente valia a pena cadastrar em vários diretórios ou selecionar apenas alguns, os mais fortes.
[Responder]
07 de março de 2009 às 1:18 pm
Galera,
Quais os diretórios que vocês recomendam ?
[Responder]
07 de março de 2009 às 1:21 pm
Dúvida:
Tem validade cadastrar no Yahoo!Directory sendo que você já cadastrou o sitemap no Yahoo Webmaster ? É importante cadastrar nos dois?
No yahoo webmaster tem como selecionar uma categoria, já no Directory sim.
[Responder]
07 de março de 2009 às 6:23 pm
ao ler esse tipo de postagem só me faz pensar que ainda preciso aprender muito sobre SEO, em algumas partes ainda fico meio perdido.
[Responder]
08 de março de 2009 às 12:07 pm
@Rodrigo: tudo bem por aqui, e aí? Em termos de velocidade de indexaçao, o papel mais importante é o do sitemap.xml. Mas para melhorar os rankings, utilizar diretórios pode de fato ajudar.
@Demétrios: andou sumido hein!? bom, sao coisas diferentes o yahoo webmaster e o yahoo directory. A reposta é que vale a pena utilizar os 2 sim.
@fabiano: valeu comentário! Espero ter ajudado no seu aprendizado! Consulte nossos outros artigos, você encontrar muita informaçao relevante. E nao deixe de comentar! Abraços!
[Responder]
08 de março de 2009 às 3:46 pm
Alguém conhece algum estudo comparando as diferenças de abordagens que devemos observar Google em relação ao Yahoo e porque as vezes existem diferenças significativas no posiconamento?
[Responder]
08 de março de 2009 às 9:08 pm
Excelente artigo!
Penso que os diretórios têm sua importância, mas não me preocupo com os links gerados e tal. Gosto mais em tê-los como uma fonte para atrair visitantes.
Todo lugar onde eu puder colocar o meu link para outras pessoas verem e me encontrar, eu farei. Mas não abandono a idéia de que é preciso que os diretórios e parceiros sejam de qualidade.
Uma coisa que faço é verificar a reputação de cada parceria firmada e dos diretórios que são tidos como os mais relevantes.
[Responder]
10 de março de 2009 às 6:25 pm
@Enio: Nao conheço nenhum estudo. Mas Google e Yahoo! sao empresas concorrentes, elas nao compartilham das mesmas informaçoes, nem das mesmas tecnologias, muito menos das mesmas cabeças. Por isso a diferença.
@Marcos Lemos: Nada a acrescentar, é isso mesmo.
[Responder]
10 de março de 2009 às 6:26 pm
Tirando os grandes diretórios como Yahoo e Google, vale a pena cadastrar em diretórios destinados para o idioma inglês sendo que o site cadastrado é .com.br e em português ? Os buscadores dão alguma relevância para diretórios grindos sem muito nome indicando um site .com.br?
Pergunto isso porque já ouvi falar que não vale a pena perder tempo com o diretório Dmoz. Em comparação vale a pena cadastrar em pequenos diretórios brasileiros?
[Responder]
12 de março de 2009 às 1:23 pm
bom, nao acompanhei os outros comentários, mas soh deixando minha opiniao. O cadastro nos diretórios pode não ser tão útil para ser encontrado nos sites de busca, mas não serviria para as pessoas acharem suas matérias??
Eu acho que ainda existem muitas pessoas que passam horas do seu dia lendo matérias interessantes nos diretorios.
[Responder]
12 de março de 2009 às 7:56 pm
Olá Anderson! Na verdade, os diretórios estao perdendo sua força devido a existência de muitos diretórios que nao se preocupam com a qualidade, deixando qualquer conteúdo listar, e exageram no uso de ads.
Diretórios “genéricos” já devem estar bem desacreditado, por search engines.
Particularmente, eu nao acho que existam tantas “muitas pessoas” assim nos diretórios, mas se há uma pessoa que pode ser alcançada por um diretório, entao pode ser uma boa usá-lo.
O problema é comprometer seu posicionamento nas buscas tendo links em má vizinhança. É caso de se ponderar a melhor situaçao.
[Responder]
13 de março de 2009 às 11:26 am
Ahhh isso é interessante. Eu não sabia que sua posição poderia cair caso seu link estivesse nas “más vizinhanças”…
Agora vai da pessoa né, o que ela prefere, alcançar as pessoas que utilizam os diretórios para leitura, ou uma boa posição no Google. Eu prefiro a segunda.
[Responder]
20 de março de 2009 às 5:06 am
Se o seu concorrente colocar o seu site em vários sites punidos, banidos, e em más vizinhanças?
[Responder]
20 de março de 2009 às 8:45 am
@Anderson: pois é. O Google pode interpretar como black hat…
@Stroke: o concorrente pode gerar problemas para o seu site sim. É por isso que links em más vizinhanças não significam diretamente uma punição, mas, no mínimo, os links são todos desconsiderados.
[Responder]
20 de março de 2009 às 3:26 pm
Na minha humilde opinião, acho que ainda vale apena cadastrar em diretorios sim, e temos que lembrar tambem que não existe só o google de buscador, apesar de ele ter a maior fatia do mercado, seria legal tambem algumas dicas sobre otimizar sites para Yahoo e Live, gostei muito desse site tem muitas dicas legais.
Parabéns pelo site, continuem assim.
[Responder]
23 de março de 2009 às 8:58 am
João, por enquanto ainda é válido cadastrar em alguns diretórios.
Estima-se que o Google detenha mais de 90% do mercado brasileiro de buscas. A última dica que eu li sobre otimizar para diferentes ferramentas de busca foi: crie um site otimizado para cada ferramenta. Se for possível para você, fica a dica!
E, caso você não tenha encontrado, eu já escrevi um post sobre Yahoo! SEO. Abraços!
[Responder]
31 de março de 2009 às 11:56 pm
Estava pesquisando sobre isso e realmente, o DMOZ além de fazer a análise rígida e rigorosa, demora um bom tempo para publicar o seu site.
Agora estou esperando anciosamente para a nova avaliação do meu PageRank, já que apliquei muitas técnicas que vi no site, só não sei se estão corretas, mas no website grader consegui 80, o que é uma grande vitória para mim, que sou iniciante.
Obrigado.
[Responder]
01 de abril de 2009 às 7:56 am
É Michel, é por isso que o Dmoz é um diretório conceituado – não é rápido, nem automático entrar ali.
Boa sorte com o PageRank, ele deve ser atualizado ou no final de abril ou começo de maio.
Abraços!
[Responder]
20 de abril de 2009 às 4:23 pm
gostaria de posicionar melhor meu site de terraplenagem, como posso,fazer?
fui incentivado, fazer 10 cadastro por dia, em sites gratuitos, será que isso ajuda?
[Responder]
21 de abril de 2009 às 10:18 am
Nelson, se vários outros sites já tiverem links referenciando o seu, o trabalho em diretórios pode não ser de grande valia. Mas se você está saindo do zero, pode ser uma alternativa.
Contudo, vale a minha exposição do artigo, os diretórios de cadastro de sites estão caindo em desuso e perdendo seu valor. Em breve, links de diretórios vão valer menos ainda, provavelmente.
Além do cadastro em diretórios, é interessante você utilizar técnicas de SEO que melhorem a qualidade do seu site. Aqui na Mestre SEO nós temos diversos artigos relacionados.
Se quiser, pode entrar em contato conosco e nós podemos avaliar o seu site.
Abraços!
[Responder]
06 de maio de 2009 às 12:16 am
Esse tipo de noticia chega a gerar pânico! Cada vez fica mais difícil fazer um site subir de pagerank sem o molde criado em blogs de troca de links. Mas ainda confio seriamente na prevalência do conteúdo.
Com melhor conteúdo mais você será comentado e mais retorno terá para seu site. Abraços.
[Responder]
06 de maio de 2009 às 11:00 am
Olá Renan!
Conteúdo é a chave de tudo mesmo.
[Responder]
18 de maio de 2009 às 6:03 pm
Olá, com um site já rodando seria interessante copiar os links de diretórios de seus concorrentes diretos que estão acima de vc?
[Responder]
19 de maio de 2009 às 5:46 pm
Sim. Sendo um link profile saudável (que não sejam links em má vizinhança, site spam, etc.), é válido sim. É uma forma de parear o seu link profile com a concorrência.
[Responder]
20 de maio de 2009 às 8:37 am
Concordo, num futuro pode ser que directórios não seja mais viáveis…
valeu pela dicas…
[Responder]
22 de maio de 2009 às 10:56 pm
Meu site ja está cadastrado em diversos diretorios, ja estou usando SEO e tenho Sitmap. Os resultados não são tão bons. Espero q melhore sinceramente, pois depende de diretorios fecho as portas kkk
[Responder]
25 de maio de 2009 às 8:22 am
Rafael, SEO demanda um pouco de tempo e bastante trabalho para ter efeito. Há quanto tempo você está no ar com SEO?
[Responder]
25 de maio de 2009 às 1:39 pm
A 3 meses ja venho trabalhando forte com meu site usando SEO….( PS. A cada mês cresce uma média de 1000 visitas ) Porém irei criar um site de entretenimento para ajudar a divulga-lo. É uma ideoalogia minha mesmo, acredito que com isso irei trazer mais visitas.
[Responder]
31 de maio de 2009 às 3:15 pm
Não estou a desconfiar da sua palavra Rafael Costa e concerteza será outro site. Mas o que você usa na assinatura nem 200 deve ter. Das duas vezes que entrei só estava eu pelo menos pelo contador.
O meu blogue passa várias horas do dia com médias de 20 pessoas online em simultâneo e não chega aos 2000 visitantes.
Abraço ai para o grande mestre de SEO Frank Marcel!!
[Responder]
03 de junho de 2009 às 7:08 pm
Caro Noé , uso o Google Analitic e tenho todas essas estatisticas. O meu site não é apenas aquilo que viste , ele tem o blog , a parte de Criação e Hospedagem e agora mais um site que estou criando – Entretenimento … As visitas desse mes foi 1089 a mais que o mês passado. Caso tiver dúvidas , posso provar isso no painel ..abraços!
[Responder]
04 de junho de 2009 às 9:24 am
Pessoal, não vamos perder o foco do post! =)
[Responder]
04 de junho de 2009 às 9:36 am
Desculpe Frank …
[Responder]
19 de junho de 2009 às 4:20 pm
Quando iniciei com meus blogues não nego que ficava meio “bitolado” com esse negócio de cadastrar em diretórios. Com o passar do tempo, fui observando que pelo menos pra mim não teve grande utilidade, porque não recebia tantas visitas assim através deles. A maioria das minhas visitas vem do Google e recebo muitas visitas vindas de blogues que me linkaram. Pra dizer uma verdade, eu nunca entrei em dirtórios para procurar alguma coisa.
abraços
[Responder]
20 de junho de 2009 às 12:15 am
Pois é Jean, eu acredito que a busca de sites em diretórios seja mínima. Faz muito mais sentido usar search engines para buscar a informação que você precisa.
Abraços!
Valeu pelo comment!
[Responder]
22 de agosto de 2009 às 1:54 pm
[...] Artigo interessante sobre cadastro de sites em diretórios: http://www.mestreseo.com.br/link-building/cadastro-em-diretorios-vale-a-pena [...]
28 de novembro de 2009 às 1:00 pm
O melhor é cadastrar em diretórios no qual o site tenha um pagerank pelo meonos de 20%. Isto é muito bom para melhorar sua posição para as buscas.
[Responder]
02 de dezembro de 2009 às 2:19 pm
Na verdade não, pois os diretórios linkam seu site com nofollow… então sua posição não vai melhorar nada. A única vantagem é que sua url vai ficar disponível para muitas pessoas.
[Responder]
Frank Marcel disse,
dezembro 2nd, 2009 às 2:57 pm
Nem todos diretórios usam nofollow nos links. Mas o segundo ponto é verdade. Existe a vantagem de se ter um caminho a mais para se chegar ao site.
[Responder]
07 de janeiro de 2010 às 12:27 pm
Ola amigo. Olha, eu estava prestes a comprar um serviço de um site que promete cadastrar meu blog em 80 mil buscadores e diretorios de links. Eu desembolsaria 70 reais…não vale a pena??? o que vc acha?
[Responder]
08 de janeiro de 2010 às 2:02 pm
Jairan, minha opnião: Não vale apena. 200 buscadores bem selecionados poderiam dar mais resultado. No meio destes 80.000 devem ter uma “penca” de FFA pra troca de link gratuita que não é bom e pode acabar em punição. Faça o seguinte… peça os 80.000 endereços que você será submetido, se ele te enrolar pra enviar já saberá o nível do serviço, se te enviarem.. entre e veja alguns, afinal será a vizinhança que você passará a fazer parte e pode ser que ela não seja legal, entendeu?
[Responder]
Frank Marcel disse,
janeiro 9th, 2010 às 9:18 am
Bem observado.
Não é necessário realmente cadastrar em milhares de diretórios, especialmente se você não pode avaliar a validade deles.
[Responder]
10 de janeiro de 2010 às 10:20 pm
De quando foi postado para cá existe alguma novidade em relação ao comportamento do google com os diretórios?
Tenho meu site ( http://www.umarizal.com ) cadastrado em vários diretórios… isso pode atrapalhar seu posicionamento?
[Responder]
11 de janeiro de 2010 às 8:49 am
Depende do modelo do seu site e do perfil geral de links.
Se a maioria esmagadora de links de entrada for de diretórios de baixa qualidade, no mínimo, isso não vai te ajudar, podendo, sim te prejudicar.
Caso contrário, links em diretórios podem sim compor o perfil de links de um site.
[Responder]
06 de março de 2010 às 1:05 pm
É um pouco errado o google fazer isso, vai destruir ua das maiores fontes de links da internet, o que vai gerar uma grande quantidade de leitores “passageiros” (que lêem blogs apenas para ganhar link) nos blogs…=/
[Responder]
25 de março de 2010 às 1:24 pm
[...] Artigo interessante sobre cadastro de sites em diretórios: http://www.mestreseo.com.br/link-building/cadastro-em-diretorios-vale-a-pena [...]
26 de março de 2010 às 8:54 pm
Quais são os diretórios mais recomendáveis?
[Responder]
25 de abril de 2010 às 1:52 am
Eu ainda incluo meus sites em diretorios. A maioria é do tipo que faz avaliação manual (humana). Acho que esses ainda tem seu valor. Já os outros mais parecem farm links ou iscas pra vender submissão.
No caso dos diretorios, se você tem boa visibilidade lá, mais uns cliques, não importa tanto se o Google considera ou não para critério de Rank.
[Responder]
18 de maio de 2010 às 6:46 pm
Acredito que o problema maior sejam aqueles cadastros de “10 mil diretórios” com envio automático.
[Responder]
24 de agosto de 2010 às 9:37 pm
En testes recente percebi que ainda esta ajudando no Rank, ainda ta valendo o cadastro nos principais diretórios.
[Responder]