Olá pessoal! Como vão? Faz um bom tempo que não escrevo(escrevemos) aqui no blog, mas temos uma razão maior: as provas. Com o fim delas, estaremos voltando aos poucos trazendo mais novidades sobre o mundo do SEO.

Hoje vou abordar um tema que estamos discutindo bastante aqui na empresa: o quão importante é o Pagerank. O questionamento surgiu após a última atualização de Pagerank, onde vários sites cairam e subiram no ranking. Pouco tempo depois desta atualização já podemos notar que ele ficou desatualizado novamente, não mostrando a realidade dos sites.
O fato é que o Pagerank não está acompanhando proporcionalmente a quantidade de atualizações que a Web está recebendo. Por dia são milhões de novas páginas, milhões de exclusões e o Pagerank só atualiza entre 3-6 meses. Como podemos confiar em um número que é desatualizado? Realmente não dá.
O pior ainda, é ver que nos resultados do Google, nem sempre os que tem maior Pagerank são os que aparecem em primeiro lugar. Bom, então para que serve o Pagerank? Para ilustrar a sua Google Toolbar? Para contar para o seu amigo que você tem um site de PR 4 enquanto ele tem um de PR 2?
A proposta é que o Google tome alguma das seguintes medidas:
- Acabar com o Pagerank e não divulgar mais nada;
- Atualizar o Pagerank semanalmente
- Criar um algoritmo mais eficiente e que atualize com uma freqüência proporcional ao número de atualizações da Web;
Bom, pensando como o Google e pensando à favor dos Webmasters (como eu), a idéia é atualizar o Pagerank semanalmente ou com uma freqüência ainda maior. Já até ouvi falar que internamente o Pagerank é sempre atualizado, agora, por que eles não divulgam isto? Custa tanto melhorar a confiabilidade no Pagerank?







27 de novembro de 2007 às 11:23 am
Fábio, faltou um pouco de informação sobre o assunto ao escrever este artigo. O PageRank no banco de dados do Google é atualizado constantemente porem o valor não é publicado durante um bom tempo.
E o principal, PageRank não é o único fator que o Google usa para medir a relevância de uma página perante a pesquisa efetuada, existem muitos outros critérios por trás deste mecanismo de pesquisa que servem para garantir a qualidade dos resultados.
O Google se preocupa em trazer conteúdo cada vez mais relevante e nós temos que nos adaptar a ele (com bom senso é facil) e não ele a nós.
Abraço
[Responder]
27 de novembro de 2007 às 2:37 pm
Opa, beleza?
O PR é atualizado inúmeras vezes por semana, não dá pra dizer ao certo quantas vezes o algoritmo do PR é executado por semana, mas provavelmente são MUITAS. Depois da parte do Coletor(ou crawler, ou robo ou etc…) ser executada, já está montada uma “tabela” que indica quem linka quem. O algoritmo de PR só precisa caminhar nesta tabela e computar, e o coletor que é executado continuamente tem que ir atualizando esta tabela.
Ou seja, o algoritmo do PR não é nada extraordinario que precisa de tanto tempo pra rodar.
O PR só está desatualizado pra nós. Aquele numerozinho é apenas uma base para os webmasters, o Google não mostra o PR atualizado em tempo real por suas próprias razões.
“O pior ainda, é ver que nos resultados do Google, nem sempre os que tem maior Pagerank são os que aparecem em primeiro lugar.”
Essa foi uma afirmação infeliz. Pode ter certeza que o PageRank é só a pontinha do algoritmo de ordenação de resultados. Ele só se torna decisivo em alguns casos.
Não vejo por que divulgar o PR atualizado o tempo todo aumentaria a confiabilidade no mesmo. Ele é confiável, tão confiável que o Google mostra os resultados mais relevantes entre todas as máquinas de busca.
Os Webmasters tem que parar de olhar tanto para o Google Toolbar e prestar mais atenção no site em si. PR acabou virando uma medida pra definir quem tem o site “mais melhor”. Não faz sentido.
Sem querer fazer comercial, mas já fazendo:
http://www.blogdohummel.com/search/label/maquinas%20de%20busca
Abraço!
[Responder]
27 de novembro de 2007 às 6:07 pm
Olá Emanuel, o conceito de Pagerank já foi introduzido a um bom tempo pelo Heron, o qual eu linkei do post, não havendo uma necessidade de descrever mais sobre o Pagerank. Por isso foi desnecessário no post. Quanto ao Pagerank interno do Google, sabemos que é atualizado várias vezes, mas não é mostrado a nós. Claramente não é o único algoritmo do Google, como sempre dizemos por aqui, mas o que prego é a atualização dele para NÓS. Mas por quê? Para sabermos qual caminho seguir, se os nossos esforços estão corretos, se estamos conseguindo links bons e conseqüentemente mais visitas. Este é o ponto.
Acho que quando você fala que nós temos que nos adaptar ao Google você gera um ponto complicado. Você se adapta a uma roupa, ou ela a você? O Google quer indexar cada vez mais páginas com melhor qualidade. Nós devemos fazer o nosso papel, mas é ele quem deve atender os requisitos dos webmasters. Veja só as inúmeras sugestões que eles receberam e colocaram em prática para ajudar a nós. Pense bem =)
Olá Felipe, valeu pela contribuição sobre Web Crawling. É um assunto muito bom.
Discordo de você quando disse que minha frase foi infeliz. Eu estou colocando um post sobre o Pagerank. Como falei acima, discutimos VÁRIOS fatores dos algoritmos de vários search engines, mas no caso do post, estou discutindo o Pagerank, que É DE FATO, a base do Google. Considera-se Pagerank, o valor do site para o Google(pelo menos o que eu li e vi até hoje considera).
Obrigado pelas visitas!
[Responder]
27 de novembro de 2007 às 6:20 pm
Não seria nada interessante ter uma atualização constante do Pagerank, uma vez que ele é usado para qualificar os sites não só nos posicionamento das buscas, mas é usado para definir a importância para anunciantes diretos, contribue no cálculo para resenhas pagas, entre tantos outros.
Uma atualização semanal descontrolaria tudo, todos esses serviços teriam que encontrar outros critérios para avaliar uma página – não que o Pagerank seja o único usado, mas tem grande importância.
[Responder]
27 de novembro de 2007 às 6:51 pm
[...] falo sobre o mundo do SEO (Otimização para Buscadores). Escrevi um artigo com o tÃtulo “Pagerank, um medidor desatualizado“, vale apena [...]
27 de novembro de 2007 às 7:31 pm
Anny, você não acha que com uma flutuação de Pagerank maior, os webmasters se dedicariam mais à obter melhores links e conteúdo de qualidade? Assim além de subir no ranking, eles garantem que não irão cair.
E outra, como anunciante, você vai confiar em uma métrica de 6 meses atrás? Não sei você, mas eu já vi sites despencarem nas visitas do dia para a noite e não perderam seu Pagerank. Como ficaria o anunciante neste caso?
[Responder]
27 de novembro de 2007 às 7:37 pm
Então pode-se dizer que, hoje, o que faz o Google ser melhor que as outras máquinas de busca é o algoritmo do PageRank? Sendo que o algoritmo está disponível num artigo científico? Live.com e Yahoo devem implementar algo parecido.
Mas a ordenação dos resultados vai muito além de PR. Conhece os modelos de Recuperação de Informação? Modelo Vetorial? O Google deve ter feito inúmeras modificações no modelo original e deve continuar fazendo.
Além disso, posicionamento e frequência das palavras numa página influencia muito também.
Ah, vale lembrar que internamente o PR deve ser um número fracionário.
Este assunto não é simples, a gente lê muita coisa nos sites de SEO e afins, mas é bom a gente ir atrás da informação original. heheuhee
Abraço cara!
[Responder]
27 de novembro de 2007 às 8:35 pm
Olá Felipe,
Se você conhece tão bem o ramo quanto você diz, você deveria saber que o Pagerank foi o fator que fez o Google ser quem ele é hoje. Realmente, ele está disponível em um PDF, acessível a qualquer um. Só que é como você mesmo disse, ele sofreu inúmeras alterações, e hoje não é mais uma simples análise de links. O que você não entendeu é que o PR é a junção de todos os fatores, não existe PR + outros fatores. Para você acreditar no que estou falando, dê uma lida em http://en.wikipedia.org/wiki/PageRank
Se eu conheço modelos de Recuperação de Informação? Você deve estar ironizando. Meu TCC foi em cima de Search Engines. Conheço todos os modelos pois fiz um estudo a fundo na área. Não possuo conhecimentos superficiais como você está achando. Dê uma lida aqui no SEODicas ou no meu blog pessoal, eu já trabalho com SEO e Search Engines antes mesmo de você criar o seu blog.(Muito mesmo, trabalho na área desde 2005)
Como você falou, este assunto não é tão simples, não basta ler meia dúzia de artigos e achar que sabe muito. Tem que ler muito, e com este ponto caro Felipe, você deveria ter mais de consideração quando fala com um alguém que possui um bom conhecimento no assunto. Você não deveria ironizar como está fazendo.
[Responder]
27 de novembro de 2007 às 9:30 pm
“Se você conhece tão bem o ramo quanto você diz”
Não disse isso.
“Você deveria saber que o Pagerank foi o fator que fez o Google ser quem ele é hoje.”
Na minha opinião, o algoritmo de análise de links fez o Google se destacar das outras máquinas de busca (precárias na época).
“…e hoje não é mais uma simples análise de links. O que você não entendeu é que o PR é a junção de todos os fatores, não existe PR + outros fatores. Para você acreditar no que estou falando, dê uma lida em http://en.wikipedia.org/wiki/PageRank”
Eu li: “PageRank is a link analysis algorithm that assigns a numerical weighting to each element of a hyperlinked set of documents”.
Eu não vi nada em relação a outros fatores agregados ao PR. Pra mim, e para o artigo da Wikipedia, PageRank é um algoritmo de análise de links. E só. Se o pessoal costuma chamar o PR de todo o algortimo de ordenação do Google, aí eu já não sei =P
Cara, na boa. Eu não ironizei nada, apenas pensei, errôneamente, que você estava confundido algumas coisas e tentei esclarecer, talvez eu tenha me expressado mal, se o fiz, peço desculpas.
“eu já trabalho com SEO e Search Engines antes mesmo de você criar o seu blog.(Muito mesmo, trabalho na área desde 2005)”
Não entendi a necessidade de falar do tempo do meu blog =( huehuehe
Acho que você me entendeu errado. Tudo bem. Gostei de saber que você está terminando Ciência da computação, é bom ver alguém da área falando no assunto e não gente que pensa que sabe. Estou no 6o período de Ciência da Computação também e faço uma optativa de RI com um professor bacana, e trabalho em projeto na área. Ah! Se puder disponibilizar seu TCC… =x Ia ser bacana.
Espero que não fique nenhum mal entendido.
Abraço!
[Responder]
28 de novembro de 2007 às 2:07 am
Uma coisa que não fica clara, em nenhum post sobre pagerank exibido é que, este que aparece nas barras e mostradores em geral é apenas um informação para o publico em geral e não para o webmaster, para este é aquela barrinha tosca do webmaster tools, a proposito, aquela flutua sempre, ontem dei uma olhada lá para verificar se sitemaps estava ok e em um dos blogs havia aumentado, pena que não mostra um numero hehehe.
[]’s
[Responder]
28 de novembro de 2007 às 7:44 am
Fábio, no seu exemplo de “roupas” nós não somos os usuários e sim os fabricantes. Devemos produzir conteúdo pensando em mostrar ao Google que ele pode ser relevante.
É claro que Google e desenvolvedores (odeio o termo “webmaster”) não precisam e nem devem ser inimigos, mas a verdade é que o Google tem muito mais poder que qualquer um de nós.
Abraço
[Responder]
03 de dezembro de 2007 às 3:44 pm
Concordo contigo, Fábio, os anunciantes poderiam selecionar os sites através de um rank mais estável, mas o problema é o seguinte: Qual? Teriam que criar algum.
p.s: Pelo amor de Deus, instalem o plugin subscribe to comments, sem ele a tarefa de acompanhar os comentários se torna uma tortura.
[Responder]
03 de dezembro de 2007 às 8:42 pm
Olá Anny,
Estamos para instalar o plugin faz tempo, mas as provas nos deixaram de cabeça para o ar. Amanhã farei esta instalação.
Até mais
[Responder]
09 de março de 2009 às 6:28 pm
Olá a todos, concordo com o Fábio, quando se trata do longo tempo que o Google leva para atualizar as informações de pagerank, não sei se estou falando por todos, mas quem trabalha com internet é meio ancioso e quando você desenvolve um novo projeto e trabalha o SEO do mesmo e não consegue identificar se fez um bom trabalho ou não é meio frustante.
Olho todos os dias o pagerank para ver se mudou. Há! antes que pensem o contrário, não sou vagabundo, trabalho muito e o tempo todo, mas não consigo deixar de dar uma olhadinha.
[Responder]
04 de dezembro de 2009 às 7:29 am
Bom dia, há dias estou vendo alguns links do seu site, muito interessante.
Parabéns!
Favoritado!
[Responder]