Redes Sociais

Um pouco sobre as Sponsored Stories do Facebook

Por Ique Muniz

O Sponsored Stories nada mais é que uma funcionalidade paga, semelhante ao Facebook Ads, que permite exaltar uma determinada ação realizada na sua fan page, aplicativo ou local. O principal foco é o engajamento, já que destaca sempre a página e o botão de Curtir. Neste texto da coluna de Facebook, trouxemos um pouco mais sobre esse recurso que é praticamente um inimigo do EdgeRank, já que não há como ocultar uma publicação por conta da falta de interatividade entre perfis ou perfil-fan page.

Ique Muniz

Sponsored Stories: boa alternativa

Olá, amigos da Agência Mestre!

Não sei se vocês estão por dentro do que o Facebook vem organizando desde a semana passada. O Facebook Bootcamp é uma iniciativa da própria rede social em passar para a maioria dos usuários alguns conceitos básicos envolvendo essa nossa área mais business.

Pra muita gente que acompanha e já trabalha com o Facebook para o marketing pessoal ou de clientes pode ser um evento fraco, básico. No entanto, existe uma boa parte que ainda não tem tanto conhecimento e, por isso, vale a pena dar uma olhadinha nos webinars que estão acontecendo todas as terças e quartas, ao vivo, pela fan page oficial.

Nesta última quarta-feira, o quarto programa falou sobre Sponsored Stories. Trata-se de um recurso que, há algum tempo, queria observar mais de perto e, consequentemente, escrever aqui para os leitores da nossa coluna semanal.

O Sponsored Stories nada mais é que uma funcionalidade paga, semelhante ao Facebook Ads, que permite exaltar uma determinada ação realizada na sua fan page, aplicativo ou local. O principal foco é o engajamento, já que destaca sempre a página e o botão de Curtir.

Outro ponto de extrema importância: são ações que são mostradas apenas para amigos de um determinado fã, ou seja, não há uma segmentação específica e detalhada como os Ads, mas é importante para estender uma ação para os amigos deste fã.

Na prática

Traduzindo tudo isso, pegamos um dos exemplos possíveis de Sponsored Stories. Imagine que a seguinte postagem, contabilizando um check-in no falecido Places, foi selecionada para a campanha paga:

Postagem de Check-in em uma fan page

Imaginando que a Starbucks, dona da fan page e autora da criação desta História Patrocinada, tenha configurado para que cada check-in seja contabilizado com uma sponsored, a ação realizada pela Jessica aí em cima será replicada para seus amigos, no canto direito da tela (acima dos Ads), desta forma:

Starbucks Sponsored Story

Além de levar a publicação para os amigos do perfil da Jessica, a sponsored story permite que outros usuários visualizem os likes e os comentários, podendo clicar para conhecer detalhadamente o post e, consequentemente, interagir curtindo a fan page.

Dentre as outras opções que podem ser configuradas estão:

  • Curtir uma fan page
  • Um post da página
  • Ressaltar o Curtir de um post
  • Uma página fora do Facebook

Combate ao EdgeRank

Engajamento é a palavra forte das Sponsored Stories. Como explicaram no Bootcamp de ontem, muitas vezes as atualizações de uma fan page não aparecem para os usuários por conta da baixa (ou nenhuma) interação de um determinado perfil. Em outras palavras, o EdgeRank não existe.

Com as Sponsored Stories, não há como evitar que as postagens selecionadas para uma campanha fiquem sem aparecer para um grupo de usuários (no caso, os amigos dos seus fãs). Obviamente, o fator dinheiro entra em ação, já que você está pagando por aquelas impressões em forma de clique.

Falando em pagamento, o procedimento é o mesmo do Facebook Ads e de formatos conhecidos como o Adwords: CPC e CPM.

Criação Simples

O procedimento de criação das Sponsored é o mesmo do Facebook Ads, feito através do sistema interno. É preciso, no início da criação de uma nova campanha, apenas lembrar de marcar a opção desejada para diferenciar o estilo da propaganda:

Selecione o tipo de propaganda

Após selecionar o tipo de história, vem as opções de segmentação. Você pode até me questionar pelo que escrevi no início do texto, já que é, sim, possível configurar detalhadamente o alvo de seus anúncios. No entanto, repare que todas as mudanças feitas serão ligadas aos fãs que já curtem sua fan page.

No caso da Agência Mestre, por exemplo, eu derrubo drasticamente meus alvos ao colocar determinado interesse. Essas opções se encaixam melhor em páginas com um grande número de fãs.

Siga os procedimentos já conhecidos (caso você tenha trabalhado com Ads) e voilá!

Teste, mas Cuide da Página!

Vale a pena testar mais essa funcionalidade. No entanto, as Sponsored Stories só vão funcionar perfeitamente se sua fan page estiver sempre atualizada, com interações e movimentação de posts e fãs.

Estimule sempre as atividades dentro dela. Uma dica, inclusive reforçada no Bootcamp, foi criar Ads para levar novos fãs primeiro e, depois, criar as Stories para que exalte ainda mais as ações realizadas por lá.

Um abraço!

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Comentários
  1. Avatar

    Boas dicas cara, fiz o teste em um cliente e funcionou muito bem! Vou tentar com minha empresa agora:

    http://www.clickstorm.com.br

  2. Avatar

    olá Ique Muniz, como vai?

    Eu tenho uma duvida que muitos aqui já devem ter tido, mas com essa nova timeline do face acho que o conteúdo na net ainda está meio desatualizado. Ou não soube como procurar de forma correta..hehe

    Minha duvida é relação as fan pages de artistas por exemplo…tenho alguns amigos que são escultor e estávamos discutindo sobre essa novas mudanças do face…e todos odiaram profissionalmente. A maioria tem uma média de 5.500 curtindo e estão reclamando que as pessoas não veem as atualizações. Vou até postar o comentário de um deles para que você entenda melhor:

    “Resumindo, ele esta cortando relacoes profissionais, dificultando no fim das contas. Para o uso pessoal esta melhorando, e essa é a ideia. você ler somente o que “te interessa”. No fim das contas, pra gente que usa profissionalmente piorou muito, pois o alcance diminuiu, como citamos com exemplos aqui. Se as pessoas curtiam ou comentavam, era porque era relevante. O problema é que a maneira de organização mudou e provavelmente das 700 pessoas que eu sigo, 20, 50 sao relevantes. O resto não. Sendo assim, cortou meus feeds eeles nao aparecem, e vice e versa.”

    Existe uma forma de reverter isso? Qual o conselho que você daria sobre isso?
    Abração e parabéns pelos posts!!

  3. Avatar

    Bom dia, se possível, gostaria de uma ajuda referente a um problema na página do facebook da minha empresa onde na parte superior azul falta várias informações.
    Eu criei uma pagina de empresa vinculada eu meu perfil pessoal no facebook que aparece normalmente Facebook, opções curtir, mensagens, notficações, perfil, e página inicial.
    Até então tudo bem, porém decidi criar um email especifico da empresa para não misturar trabalho com vida pessoal, com isso devo ter criado em algum lugar errado que minha página superior azul ficou somente com Facebook, configurações e sair.
    Poderia simplesmente deletar o segundo perfil e fazer novamente pra ficar igual o primeiro, porém o problema que o segundo perfil permite linkar a url http://WWW.facebook/ecoelibrio antes de ter 30 curtir. E acredito que seria melhor trabalhar com o primeiro perfil, pois o segundo perfil tem que pagar anuncio, mas agora que linkei a url acredito que deveria mudar a configuração do segundo perfil para ficar com o layout igual do primeiro perfil. Será que é possível?
    Agradeço muito pela atenção, se não puder ajudar vou entender.
    Abraço

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