Redes Sociais

SEO: Otimizando seus artigos para o Rec6

Por Fábio Ricotta

Olá leitores do Agência Mestre, hoje eu venho trazer um post interessante sobre como conseguir um maior retorno de cliques ao enviar o seu artigo...

Fábio Ricotta

Olá leitores do Agência Mestre, hoje eu venho trazer um post interessante sobre como conseguir um maior retorno de cliques ao enviar o seu artigo para o Rec6. Este artigo também se aplica ao Linkk, Ueba e quaisquer outros similares.

O Rec6 é um site em que os próprios usuários enviam os links para as notícias e decidem quais devem aparecer na capa. Após enviada, a notícia fica disponível para que outros usuários (editores rec6) votem. Caso consiga um número suficiente de votos, essa notícia é promovida para a capa do site. (fonte)

Resumindo um pouco, o Rec6 é um site “digg style” brasileiro. Assim como todos os sites de social media, que contam com a visitação e votação de usuários, podemos melhorar alguns aspectos, além da notícia, para conseguir um maior destaque.

Escolhi o Rec6 por ser um sistema que uso a muito tempo, tanto para o meu site pessoal, quanto para o Agência Mestre, e é lá que eu vejo uma movimentação boa na área de tecnologia.

Bom, chega de lero-lero e vamos ao que interessa: SEO.

Bom, a primeira coisa que recomendo ao pessoal que escreve no Agência Mestre é fazer um bom conteúdo, com começo, meio e fim. Ter um objetivo claro no início e atingi-lo no final. Estimular o leitor a pensar sobre o assunto e no fim concordar ou descordar(daí vale um comentário).

Em seguida, uma das coisas que eu acho mais importante, é a criação do título do artigo. Não adianta você escrever um conteúdo maravilhoso e não possuir um título bom. É aquele bom exemplo, você escreve um livro de SEO, falando técnicas que linkbaiting, social media, pagerank, as N técnicas de black-hat e tudo mais, e coloca o título como “Aprenda todas as técnicas de SEO e melhore o seu site para ganhar mais público e aumentar seu ROI”. Poxa, este título é gigante, com falta de objetivo (ou excesso dele, depende do ponto de vista). Faça um título curto(se possível), que chame a atenção do usuário.

Após o título vem uma parte interessante: a descrição. No Rec6 e em quase todos os similares, quando enviamos um artigo, o sistema pede uma pequena descrição sobre o post. É neste lugar que você deve colocar uma descrição objetiva um pouco maior (aqui quando falo maior, não falo um baita parágrafo, mas sim um resuminho de 2 ou 3 linhas). Cative o usuário! Escreva e re-escreva quantas vezes for necessário até você achar que aquilo realmente vai cativar o leitor.

Alguns sistemas oferecem ainda a inserção de tags, no caso do Rec6 são 3 (até hoje). Tente encaixar o seu artigo nas 3, ou na maior quantidade possível, assim quando um usuário buscar por um termo genérico ele vai encontrar o seu artigo lá. Existem ainda sistemas que permitem a assinatura de RSS em determinadas tags. Deste modo você conseguirá ser visualizado por vários leitores.

Relatei acima alguns fatores que você deve fazer ao enviar o seu post para o sistema, no nosso caso o Rec6. Mas o que mais posso fazer? Tenho mais algumas dicas….

Divulgue! Enviou um artigo, pipoque o seu MSN, Gtalk, ICQ(nuss, to velho mesmo! Alguém ainda usa?), Yahoo! Messeger e etc… Envie para listas de discussão do assunto, fóruns, amigos que possuem o mesmo interesse que você. Isto não é um black-hat, mas sim uma chamada de leitores, praticamente uma panfletagem digital (nuss, viajei agora 😛 ). O Rec6, ou melhor a Via6, possui um recurso muito bom, que é a parte de comunidades. Lá encontra-se várias comunidades dos mais variados assuntos, e se você visitar as comunidades de SEO, por exemplo a SEO / MOB ou a SEO Brasil verá que os posts do Agência Mestre sempre aparecem lá. Existe ainda a possibilidade de colocar um RSS como destaque na comunidade, que é o caso do nosso feed na comunidade SEO Brasil. Deste modo, você consegue anunciar em vários locais.

Outro ponto que acho muito importante é o uso das gadgets e botões de votos. Ahhhh como isto ajuda! Coloque os botões de votos logo após ou ao lado do seu artigo. Induza o usuário a dar um crédito(voto) para você, caso tenha gostado da notícia. Peça! Não fique com vergonha de pedir para ele votar! Crie um pequeno parágrafo pedindo o voto! Seja criativo. Quanto mais votos conseguir, maior será o seu destaque.

Por fim, achei no Rec6 uma página interessante, que explica de forma breve, como funciona o ranking do Rec6. Nela, o pessoal do Rec6 diz:

Como funciona o rank de editores Rec6?
O Ranking é montado a partir da atividade recente de cada Editor. O algoritmo calcula a contribuição realizada por cada usuário, segundo a quantidade de notícias promovidas e a quantidade de votos dados nos últimos 30 dias. O ranking é atualizado diariamente.

Como funciona a promoção de notícias no Rec6?
O que garante que uma notícia seja promovida é a quantidade de votos recebidos nas últimas horas. Quantos mais votos maior a posição de destaque.
Há também mecanismos suplementares para evitar votos desproporcionais. Notícias na capa geralmente recebem mais votos do que uma recém postada. O algoritmo corrige essa desigualdade.

Resumindo um pouco, quanto mais votos, em um período de tempo pequeno, você irá ter maior relevância. Um ponto importante que observei é que quanto mais velho o artigo, mais votos ele precisará para se manter na capa(isto é o princípio básico de todos os “digg style”). Seja um atuante do Rec6! Isto conta também! Vote em artigos que gostar, comente os blogs que visitar! Quanto mais interagir dentro do Rec6, mais respeito(algoritmicamente falando, nuss que palavrão!) você irá possuir.

Espero que tenham gostado do post e fico aberto a novas sugestões e dicas para melhorar os resultados no Rec6.

LEIA MAIS

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Comentários
  1. Avatar

    Ter um blog coletivo em que os participantes votam também é uma boa. 🙂

    Garantia de sempre estar entre os votados.

  2. Avatar

    Olá Leonardo,

    Qual é o nome do blog? Eu já vi um gringo +- assim.

    Abraços e valeu pela visita!

  3. Avatar

    Só há que se ter cuidado para a tal “panfletagem digital” não virar spam puro e simples…

  4. Avatar

    Olá Fábio,
    Estou fora do país e não acompanhei muito o que aconteceu em Social Media no Brasil nos últimos tempos. Agora estou fazendo um blog em português e suas dicas foram muito interessantes. Você saberia me dizer outros agregadores brasileiros além dos que você citou?
    Abraços!

  5. Avatar

    Olá Gabriel,

    Os mais fortes e conhecidos são estes. Eu já ouvi que existem mais 2, mas não me lembro ao certo.

    Vou procurar aqui e depois atualizo o post ok?

    Abraços!

  6. Avatar

    É interessante usar o Rec6 para divulgar um serviço ou produtos de uma empresa? isto aumentaria o pagerank?

  7. Avatar

    Para o rec6 influenciar o PageRank de um site, seria necessário que a notícia enviada lá ficasse por muito tempo (meses) ou na página inicial ou na segunda página.
    Acho que isso é bem improvável de ocorrer por se tratar de páginas muito dinâmicas, que sofrem constantes atualizações e mudanças.

    E sim, é interessante divulgar uma empresa de toda forma não-spam possível.

  8. Avatar

    Fábio,

    O Rec6 é uma das ferramentas de Social Media que mais dão retorno para mim e para os meus clientes, mas não acredito na influência do Page Ranking atravéz do dele, o peso que ele agrega no blog é apenas uma porta de entrada com base no Page Rank que eles tem, ou seja, ele tem mais relevância que muitos sites, então quando uma pessoa visita uma notícia que lá está, você é comtemplado com a visita.

    Parabéns pelo post, abraços!

  9. Avatar

    Um vez li em um blog que o uso de agregadores prejudica no Page Rank do site, isso pode mesmo acontecer??

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?