SEO

Como Fazer um Site Facilmente Indexável

Por Clara Senne

Olá, Hoje quero falar sobre “como pensar” na montagem do um site – desde a escolha do domínio até a escrita do conteúdo – totalmente...

Clara Senne

Olá,

Hoje quero falar sobre “como pensar” na montagem do um site – desde a escolha do domínio até a escrita do conteúdo – totalmente otimizado. Nunca se esqueça: você está fazendo sites para pessoas e não para os Search Engines – o que não nos impede de facilitar a vida deles! Um site facilmente indexável é aquele que usa as Técnicas de SEO, possui bom conteúdo e se mostra nos lugares certos. Como fazer tudo isso? Confira. E lembre-se, se ficar em dúvida sobre algum termo de SEO, confira nosso glossário.

Em primeiro lugar: a escolha do domínio. Como aplicar o SEO no endereço do seu site?
Não colocando muitos hífens, tomando cuidado com a extensão do nome e encaixando o melhor possível sua keyword principal ou sua marca. Esta questão de fortalecer o nome da marca ou o foco do site depende da estratégia de marketing que você pretende usar, mas há benefícios em colocar a palavra-chave no domínio.

Pronto, agora você tem um domínio e precisa escolher seu servidor. Procure empresas que ofereçam um bom suporte e que sejam de confiança, afinal, manter seu site sempre no ar é fundamental para que o SEO dê resultados. Dê sempre preferência para hospedagem local, pois, além de a sincronização ser bem mais rápida, os search engines valorizam essa relação. Veja mais sobre a influencia dos servidores no SEO.

O próximo passo? O Template. Embora o design do site dificilmente influencie em seu ranking – a não ser que você utilize técnicas de Black Hat SEO – ele está intimamente ligado à estrutura do site. E a arquitetura do site pode fazer toda a diferença. Crie Templates utilizando tableless, cores distintas para links e nunca deixe cores semelhantes de fundo e texto. Não colocar textos em imagens, flash e outros aplicativos sem uma alternativa textual é o próximo passo.

Escrever um bom conteúdo é importante, mais ainda que ele seja original. Caso a página já exista em um site antigo, faça um redirecionamento permanente. Verifique se realmente não há conteúdo duplicado. Agora nos resta aplicar as técnicas de SEO para aumentar o tráfego do seu site. Campanhas de links patrocinados também podem ser uma boa pedida. Confira algumas dicas para montar sua campanha de Adwords.

Depois de feito o site, o trabalho de SEO apenas começou. Ainda é preciso acompanhar os resultados. Para isso existem ferramentas de análise gratuitas na internet muito boas. O Google Analytics, o Keywords Tool, entre outros. Disponibilizar Feeds e divulgar em Social Bookmarks também é sempre interessante. Agora é mãos a obra. Arregace as mangas, porque o trabalho não é fácil. E boa sorte.

LEIA MAIS

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Comentários
  1. Avatar

    Excelente artigo Clara. Praticamente um SEO-How-TO. Quem não ver estas dicas valiosas vai ficar para trás.

  2. Avatar

    É isso mesmo, clara.
    Faz tempo que leio vocês e já consegui mais de 60.000 pageviews diarias!

  3. Avatar

    Olá Diego,

    Fico feliz que temos ajudado! 60.000 pageviews diários é realmente um bom número!

  4. Avatar

    Otimo post. Com toda certeza a preocupação com SEO deve estar no inicio do projeto!
    Parabéns

  5. Avatar

    Divulgar uma empresa de móveis para escritório (por exemplo) em uma rede social, traz resultados ? Ou rede social é somente para área de SEO, internet, design…

  6. Avatar

    Porfolio web designer, mais uma vez, eu prefiro responder dúvidas de pessoas à dúvidas de keywords, mas vamos lá…

    Eu apostaria em divulgar sim e aconselho, você pode testar e nos contar o resultado! =)

    Abraços!

  7. Avatar

    parabéns pelo artigo!!

  8. Avatar

    legal

  9. Avatar

    Quero fazer um site de jogos para mim,com jogos de aventura,jogos de acao,jogos de habilidade e etc.

  10. Avatar

    quero construir um site mas sou zero.acabo de achar vc vou tentar tuas dicas.Muito Obrigado

  11. Avatar

    Bom artigo

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?