SEO

SEO: Evite Erros, Não Perca Dinheiro

Por Nathalia Candido

Alguns erros que prejudicam o SEO de um site. Mas não estou falando de pequenos defeitos e sim de erros que impedem que seu site alcance todo seu potencial com os search engines. Em outras palavras, são erros fatais para o sucesso e se cometidos prejudicam seu site afetando diretamente o tráfego vindo dos search engines.

Nathalia Candido

Olá pessoal!

Hoje vou falar sobre alguns erros que prejudicam o SEO de um site. Mas não estou falando de pequenos defeitos e sim de erros que impedem que seu site alcance todo seu potencial com os search engines. Em outras palavras, são erros fatais para o sucesso e se cometidos prejudicam seu site afetando diretamente o tráfego vindo dos search engines.

1. Ter a navegação do site feita em JavaScript ou outro meio que de dificultam o acesso dos spiders.

Existem muitos sites que tentam fazer uma navegação “da hora” para o site, mas que os search engines não conseguem ver. Consequentemente, existirá uma dificuldade muito grande de indexar as páginas. Então, procure fazer uma navegação para visitantes e buscadores.

2. Não focar nenhuma keyword no conteúdo da página ou fazer keyword stuffing.

Para melhorar o posicionamento da página do seu site para uma determinada keyword é preciso que esta keyword esteja presente no conteúdo da página. Não adianta colocar a keyword somente na meta tag e achar que sua página está otimizada. Ou repetir a keyword zilhões de vezes no conteúdo da página e achar que colocar muitas ocorrências da keyword é melhor do que colocar uma só. Repetir exageradamente uma mesma keyword no conteúdo da página é uma técnica de black hat chamada keyword stuffing. Então, neste caso, tem que usar o bom senso, nunca demais, mas também não esquecer de colocar.

3. Otimizar somente a home page.

Otimizar somente a home page é melhor que nada. Mas não é o suficiente para aumentar o trafégo vindo dos search engines. O importante é otimizar cada página do site para seu conjunto de keywords.

4. Dificultar o acesso às páginas do site através da arquitetura.

Se para chegar a uma determinada página é necessário muitos cliques então reveja a arquitetura do seu site, pois ela está comprometendo a usabilidade do site. Você pode estar dificultando o acesso a páginas importantes, tanto o usuário quanto o spider terão dificuldade em encontrá-las.

5. Páginas com o mesmo conteúdo em diversas URLs.

Se for possível chegar a um mesmo conteúdo do seu site através de mais de uma URL, então você está gerando conteúdo duplicado.

Por exemplo, se for possível acessar a home page do seu site através das URLs:

  • www.seusite.com.br
  • www.seusite.com.br/index.php
  • seusite.com.br

Então, faça canonização de URLs a fim de que o conteúdo do seu site seja alcançado somente através de uma URL.

Ficou alguma dúvida? Comente. E não esqueça de assinar nosso feed.

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Comentários
  1. Avatar

    Olá Nathalia,

    Legal o post, nunca tinha entendido essa parte das keywords ao longo da página, agora ficou bem claro.

    Obrigado pelas dicas

  2. Avatar

    Oi Alexandre…

    Obrigada pelo comentário… Fico feliz em ter ajudado.. Continue lendo nossos post que você encontrará outras dicas interessantes…

    T+…

  3. Avatar

    Ótimas dicas Natálida, muito obrigado por sua contribuição à blogosfera..
    Beijão e ótimo fim de semana!

    Marcelo França

  4. Avatar

    Dúvida sobre o mesmo conteúdo em várias páginas:
    Tem muitos sites que no final da página ou no começo sempre aparece um mesmo texto, porém no no restante da página muda, isso pode ser considerado conteúdo duplicado? Existem alguma TAG para inserir neste paragrafo/trecho que se repete em várias página, para não ser indexado pelos buscadores, ou seja, indexa a página, menos o paragrafo X?

  5. Avatar

    Olá…

    Até onde eu sei, não existe uma TAG que não permite que um determinado trecho do código seja indexado. Mas você pode levar sua dúvida para o nosso Fórum, pode ser que alguém conheça.

    E sobre sua outra dúvida, o Google explica direitinho o que ele considera ou não conteúdo duplicado neste site http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=br&answer=66359

    Obrigada pelo comentário…

  6. Avatar

    Olá,

    Muito obrigado pelas dicas, trabalho em uma agência digital estou migrando para área mais comercial do que tecnológica, e estas dicas me ajudaram bastante a fixar alguns conceitos importantes.

    Parabéns,

  7. Avatar

    Ótimas dicas! Parabéns pelo post!

    Dani Edson

  8. Avatar

    Olá Nathalia,

    Muito obrigado pelas dicas, estou com uma dúvida se por exemplo eu inserir em minhas keywords palavras como : máquina de suco de laranja, máquina de suco, máquina para laranjas, estas palavras são as chamadas keywords stuffing?

    Obrigada

    Abço

    Selva

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?