SEO

Não deixe o seu Website em Construção ser Indexado

Por Fábio Ricotta

Vamos discutir no artigo um assunto pouco divulgado que é quando você comprou o seu domínio e ainda não possui nenhum conteúdo nele, mas não deseja que os robôs de busca indexem o “nada” que você “possui”.

Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre!

Muito do que se fala em otimização de sites é como aumentar suas visitas, como aumentar o seu PageRank, como ganhar mais links e tudo o que você pode fazer com o seu website para que ele consiga se destacar para os mecanismos de busca. Todos os pontos que citei possuem um pilar de sustentação: o website deve estar pronto.

De nada adianta fazer técnicas de SEO on-page quando não se possui nenhuma página, ou ainda pensar em ganhar links, se você sequer possui um conteúdo ao qual um outro website possa te referenciar.

Hoje vamos tratar de um assunto pouco divulgado que é quando você comprou o seu domínio e ainda não possui nenhum conteúdo nele, mas não deseja que os robôs de busca indexem o “nada” que você “possui”.

A primeira regra que você deve saber é que nunca deve ser exibido que o seu site está em construção. Não coloque um título ou uma página com um único escrito “Este site está em construção”. Este é o erro mais comum.

A segunda é não deixar uma listagem dos arquivos do seu servidor. Para que já navega na web, em alguns casos que você tira a sua página inicial (normalmente a index.php) o servidor exibe uma listagem de arquivos. Entre em contato com o seu administrador dos servidores para não deixar acontecer este fato.

A terceira regra, que seria opcional, é a de fornecer um código aos robôs de busca, dizendo que o seu site ainda não está pronto. O código 503 de retorno diz:

The server is currently unable to handle the request due to a temporary overloading or maintenance of the server. The implication is that this is a temporary condition which will be alleviated after some delay.

Assim, ao retornar este código ao robô de busca, a mensagem que ele entende é: “o servidor está passando por mudanças temporárias e devo voltar depois para verificar”.

Espero que vocês tenham gostado destas informações para não deixar que os mecanismos de busca indexem o seu site antes de que ele esteja pronto.

Um abraço e até a próxima.

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Comentários
  1. Avatar

    Legal, não sabia que havia um código de erro específico para dizer ao robô que o site está em construção.

    Só uma dúvida, esse redirect é feito do mesmo jeito que o 301, apenas alterando o número do erro e a mensagem que se passa?

  2. Avatar

    Olá Fábio!

    No caso da terceira regra o código 503 que você citou deve ser colocado no robots.txt ou no .htaccess?

    Já que geralmente esses código de redirecionamento e etc são colocados lá!

    Abraços!

  3. Avatar

    Olá Marcelo,

    Este código é bem divulgado em vários lugares e é bem interessante usá-lo. Você pode configurar um “PHP” ou uma página de outra linguagem para retornar no header o código 503.

    Seria a mesma idéia do 301, mas no 301 você indica a nova página para o navegador. Neste caso você indica apenas o código.

    Até mais

  4. Avatar

    Daniel,

    Só completando meu comentário acima, você pode usar no PHP a função header() que faz o retorno do cabeçalho pro navegador.

    Existem alguns exemplos de como retornar um código no header neste post:
    https://www.agenciamestre.com/seo/redirecionamento-301-em-php-asp-htaccess-coldfusion-e-ruby-on-rails

  5. Avatar

    Muito interessante!
    Então dá pra fazer uma espécie de header(“HTTP/1.0 503 Service Unavailable”); o robô já entende?

  6. Avatar

    Exatamente Daniel.

  7. Avatar

    Tive experiências com isso, fiquei com a página sendo indexada numa posição boa, só que quebrada. Demorou intermináveis semanas pra reindexar novamente!

  8. Avatar

    muito boa a dica, realmente poucas pessoas conhecem o código 503 e ele é muito útil durante a construção de sites. Parabéns.

  9. Avatar

    Olá, Parabens pelo post , muito util

  10. Avatar

    As vezes os sites que administramos passam por manutenção ficando, temporariamente, indisponíveis para o usuário. Gostaria de exibir uma página personalizada informando o tempo estimado de manutenção. Nesse caso, de manutenção do site, o código 503 é o mais adequado?

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?