SEO

Domínios são como o vinho

Por Fábio Ricotta

Domínios são como o vinho, quanto mais antigo melhor. Realmente é notável a vantagem que um domínio antigo tem em relação a um novo. Mas...

Fábio Ricotta

Domínios são como o vinho, quanto mais antigo melhor. Realmente é notável a vantagem que um domínio antigo tem em relação a um novo. Mas por que os motores de busca fazem esta diferenciação? Pelo simples fato de que nos dias de hoje a criação de domínios é muito maior e estamos cercados de domínios com conteúdo duplicado, spam, páginas com vírus e voltadas a propaganda extensiva. Existem ainda, aqueles que criam domínios e aplicam técnicas de black hat para conseguir um maior desempenho em pouco tempo.

Voltando à analogia com o vinho, ninguém quer um vinho ruim, assim os motores de busca não querem em seus indexes um site de má qualidade.

Domínios Antigos

A boa notícia para os navegantes do Agência Mestre é que existem sites voltados à venda de domínios antigos e assim você conseguirá tirar proveito da sua idade. Neste caso abuso de idade não é crime! =)

Um bom exemplo de um site que faz esta venda de domínios é o YourMainDomain.com, lá você pode selecionar ainda por PageRank! Assim você compra o domínio com o PageRank que desejar.

Caso você queira comprar um domínio antigo, verifique os seguintes itens:

  • Quando ele foi registrado?
  • O domínio teve o seu registrar trocado?
  • Ele está no archive.org?
  • Está listado no DMOZ?
  • Qual era o conteúdo disponibilizado antigamente
  • Está banido do Google(apresenta resultados no buscador)?

Se todas as respostas forem boas, este é um domínio interessante a ser adquirido!

Domínios Expirados

Muito se comenta sobre se os domínios expirados, que são aqueles que passam do prazo para renovação, perdem o PageRank. O fato é que perdem sim.

Em pesquisas recentes aqui na empresa, descobrimos que assim que o domínio é expirado, o Google (e outros motores de busca) conseguem esta informação e assim automaticamente o PageRank é zerado.

Logo, se você é daqueles “espertinhos” que fica de olho em domínios expirados, saiba que eles não continuam com o PageRank.

Uma dica boa é que domínios expirados normalmente possuem nomes bons, com palavras-chaves interessantes, pois estes domínios foram registrados a um bom tempo. É bom ficar ligado caso algum domínio bom apareça.

Para isto você pode usar os seguintes sites para monitorar e procurar por domínios expirados recentemente:

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Comentários
  1. Avatar

    Muito boa a dica de compra de dominios antigos.
    tem uns bem velhinhos no yourdomain… na home tem um de 11 anos 😮
    daqui a pouco eu acho uns mais velhos que eu… hehe

  2. Avatar

    Lembrar que os dominios expirados entrarão no efeito sandbox
    :p

    E eu gosto de vinho merlot

  3. Avatar

    É verdade, quanto mais antigo é o domínio, melhor para SEO. Vale lembrar que quanto mais antigo o domínio, mas tráfego residual ele deve ter.

    Atenciosamente,

    Ricardo Vaz Monteiro

  4. Avatar

    Meses atrás eu fui obrigado a reservar o nome da minha empresa pois um pessoal do norte do Brasil começou a usá-la indevidamente.

    Apesar deste destes terem cooperado e concordado em retirá-la do site deles, a idéia naquele momento foi impedir que isso acontecesse novamente…afinal de contas, este tipo de “informação” esta acessível a todos os interessados dentro do site do INPI.

    Fechando meu comentário com o texto acima, bem que o pessoal do Google também poderia levar essa informação em consideração visto que passa credibilidade e garante a boa “índole” da empresa detentora desse direito.

    Abraços !

  5. Avatar

    A respeito de sites expirados, fiz uma busca no Whois sobre um site que permite criar sites de graça (webs.com – conhece?) e vi que ele está marcado para expirar em 2012. Isso significa que nesta data ele (e todos os sites criados através dele) saírão do ar? Ou apenas é o prazo para que o administrador do site renove sua assinatura?

    • Avatar

      Olá Rodrigo,

      Aquele é um prazo para que o administrador renove a assinatura do domínio, caso contrário ele perderá o mesmo.

      • Avatar

        Entendi. Obrigado pela informação.

  6. Avatar

    Fábio,

    Parabéns pelo artigo muito interessante esta informação sobre os dominios expirados perderem o pagerank.
    Aproveitando este link que voce pois no blog ta fora do ar a um bom tempo http://www.expireddomains.com/

    Abraço

  7. Avatar

    Olá Fábio,

    Venho verificando meus domínios em sites que informam a idade do domínio e todas as vezes é retornada a resposta “Domain Age N/A”, entendo que é necessário um certo tempo para se detectar este dado mas possuo domínios com anos de idade, conteúdo ativo e único, e mesmo assim não aparece essa tal idade. Há algum tempo delimitado para a aparição deste dado?

    Abraço

    Roger W. Barros

  8. Avatar

    Olá Fábio.

    Verifiquei um dominio em YourMainDomain.com, e este dominio tem PR7 e apenas 5 links apontando para ele.
    Pode um site ter um pagerank alto assim com pouquissimos links de PR médio apontado para ele? Ou será que isso está ligado mais pelo tempo do domínio do que os links externos? O PR pode diminuir com o tempo?

    Abraço,

    Jefferson

  9. Avatar

    ótimas as dicas sobre pagerank. Estava de olho em dominios expirados, porque realmente possuem bons nomes.

  10. Avatar

    Achei um bom dominio estacionado que me interessa, inclusive já peguei os dados de contato do dono desse domínio. Mas a minha dúvida é saber qual a melhor forma de se fazer isso, ou seja, como devo proceder em relação a uma possível negociação, e como funcionaria essa troca de dono junto ao “registro.br”?

  11. Avatar

    Olá é sempre bom apreender um pouco mais, gostaria de saber sobre como fazer a transferência de um domínio para o nome de outra pessoa.
    Obrigado

  12. Avatar

    Coisinha básica.
    O PR pode ser zerado em um dominio expirado, no entanto, os backlinks presentes vão continuar apontanto para ele, ainda mais em se tratando de paginações mais antigas. Neste caso, basta acionar o dominio que o pr tem grandes chances de voltar com a mesma pontuação.

  13. Avatar

    Uma dúvida,

    Eu li em um site que se eu renovar o meu domínio por Ex. 10 anos isso influencia nos fatores de rankeamento isso é verdade ?

    O texto é mais ou menos esse(Você sabe que você pode registrar seu domínio por até 10 anos? Ao fazer isso, você vai mostrar ao mundo que você é sério sobre seu negócio. Além disso, é bom para o SEO.)

  14. Avatar

    Ola tudo bem!

    Rapaz eu pretendo registrar um dominio, mais o nome que eu estou querendo ja existe um .com.br dele, sera que vale apena, ou teria algum problema, registrar apenas o .com mesmo e tocar o negocio ?

  15. Avatar

    Fábio, sou leitor assíduo dos seus artigos; Tenho um domínio utilizando apenas a extensão .COM por alguns anos e tenho conseguido alguma relevância no meu mercado aqui no RJ; Apareceu agora o proprietário do .COM.BR me oferecendo a transferência do mesmo, como você acha que isso impactaria o meu tráfego e relevância? E o que seria o melhor a fazer com o .com.br? Agradeceria muito o seu input. Parabéns e sucesso!

  16. Avatar

    Muito interessante essa matéria. Não sabia que era possível comprar domínios dessa maneira. Procurei alguns nomes mas todos já estavam registrados.
    Agora já sei como encontrar mais domínios interessantes.
    Obrigado pelas dicas.

  17. Avatar

    É verdade o domínio é muito importante, eu mesmo já consegui um bom resultado em SEO para um cliente graças ao domínio que ele tinha.

  18. Avatar

    Parabéns pela matéria, muito interessante!

  19. Avatar

    Hum… será que perde o PR mesmo?

  20. Avatar

    Meu domínio, assim como todos do meu host estão com a idade “Not Available”. Existe algum script que resolva? Meu domínio tem uns 8 anos!

  21. Avatar

    Excelente matéria,pretendo utilizar de uma domínio assim para criar um novo blog.

  22. Avatar

    Tá ai uma grande sacada. Vou ficar de olho, atento a uma destas relíquias. Muito obrigado.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?