SEO

100 Dicas Rápidas de SEO – Parte 4

Por Rafael Coutinho

Olá Pessoal! Hoje iremos finalizar a 100 Dicas Rápidas de SEO. Para quem não acompanhou as dicas anteriores, não deixe de acompanhar: 100 Dicas Rápidas...

Rafael Coutinho

Olá Pessoal! Hoje iremos finalizar a 100 Dicas Rápidas de SEO. Para quem não acompanhou as dicas anteriores, não deixe de acompanhar:

Vamos então às dicas de hoje:

  1. Não publique conteúdo em PDF ou MS Word, se isso for necessário, avise o seu leitor de que aquele link aponta pra um documento desse tipo;
  2. Se você tem um dinheiro para investir no site, uma mistura SEO e links patrocinados pode ser muito vantanjosa;
  3. Fique de olho nos “termos relacionados” dos principais search engines, eles podem de dar dicas valiosas de quais keywords focar;
  4. Tente criar uma marca, dentre outros fatores, os usuários lembrarão muito mais facilmente do seu domínio e voltarão se o site tiver qualidade;
  5. Não faça uso de Cloaking;
  6. Fique de olho na sua bounce rate, e tente mantê-la sempre abaixo dos 50%;
  7. Alguns reciprocal links com sites relacionados podem ser muito bons. Só não deixe que a maioria dos seus links sejam recíprocos;
  8. Tente sempre utilizar modificadores de palavras chave para acrescentar tráfego nas suas páginas.
  9. Uma das coisas mais importantes no SEO é ser paciente e deixar o processo trabalhar para você, e não contra você. Mesmo utilizando todas as técnicas de SEO, dependendo do ramo de atividade, você pode levar pelo menos 1 ano para rankear para keywords competitivas. Portanto, seja paciente!
  10. Crie link clusters dentro do site. Supondo que você tem uma página com a keyword “Dicas de SEO”, edite outras páginas para que linkem pra essa usando essa keyword e variações dela, como por exemplo “Dica de SEO”, “SEO Dicas”, “Dicas SEO”.
  11. Não transforme seu site em um balcão de vendas, enchendo-o com propaganda!
  12. Não se esqueça de fazer a validação das suas páginas.
  13. Procure manter uma faixa de 500 a 700 palavras na página
  14. Use action words para conseguir um tráfego adicional;
  15. Keywords no começo e no final dos parágrafos são particularmente importantes;
  16. A tag h1 é uma das mais importantes, e deve ser único para cada página. Além disso, sua tag h1 deve estar de acordo com sua title tag;
  17. Aproveite as keywords h2,h3… para focar keywords + modificadores;
  18. Se você usa links em imagens, não deixe de usar o atributo alt, pois nesse caso ele tem uma função semelhante ao texto âncora. Porém, links em texto, com âncoras tradicionais são muito mais recomendados quando falamos de SEO.
  19. Use <strong> para enfatizar suas palavras mais importantes, mas sem exagero, pois o excesso dessas tags pode ser prejudicial .
  20. Faça um bom planejamento da hierarquia do seu site, para que não vire uma colcha de retalhos;
  21. Não use Misspellings, isso pode diminuir a credibilidade do site;
  22. Quando falamos em idade de um site, vale a data que o domínio começou a ter suas páginas indexadas, e não a data de registro do domínio. Ou seja, não adianta comprar um monte de domínios e deixá-los sem conteúdo só pra envelhecer;
  23. A TLD pode influenciar em buscas locais. Ex: .com.br. Tirando isso, não influencia diretamente no posicionamento.
  24. Os links precisam amadurecer antes que comecem a passar qualquer valor. Se domínios são como o vinho, os links também são!
  25. Quando muitos links aparecem em um curto período de tempo, o Search Engine faz uma análise e pode aplicar a punição.

Espero que tenham gostado da série. Abraços a todos!

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Comentários
  1. Avatar

    Olá Rafael! Antes de começar a expor o meu problema, deixe-me felicita-lo pela sua dica pois é de uma utilidade fenomenal!!!
    O meu nome é Miguel Oliveira e eu estou a escrever de Portugal. Eu comecei nestas lides de webmasters á muito pouco tempo e como deve ser natural, estou a deparar-me com problemas que devem ser de solução basica mas para os quais eu não consigo arranjar solução.
    O meu Problema principal tem a ver com a colocação das meta tags; ou seja, em colocar uma meta tag em determinada página de forma a que os spiders ao fazerem o crawling detectem as meta tags por mim colocadas.!!! O que acontece é que eu devo estar a cometer algum erro de sintaxe pois embora eu tenha colocado as meta tags nas páginas os spiders não as reconhecem a informação nelas contidas! O melhor será eu dar um exemplo:
    Em determinada página coloquei as seguintes meta tags:

    Auto Cláudia – Stand Automóvel

    Nota: a informação foi copiada do Dreamweaver Mx que é o programa que eu utilizo para a construção das paginas.
    Bom, seria de esperar que ao colocar quaisquer palavras que estejam na “meta name=”KEYWORDS” ” , tal como ” crédito sem emtrada, Carrinhas e carros” na pesquiza que aparecessem nos resultados, em vez disso só é detectado a informação contida em: ” Auto Cláudia – Stand Automóvel ” e não entendo o porquê!!!
    Podia me ajudar a compreender qual o Problema e qual a solução para o mesmo?
    Um muito Obrigado adiantado pela atençáo!
    Miguel Oliveira

  2. Avatar

    tenho um site com inumeras paginas em htm agora estou passando elas para html mas o site esta todo indexado no google e tem um ótimo posicionamento. quando eu converter ele isto vai tirar ele do posicionamento que ele tem?

    e o cash do google como vai ver esta mudança?

    google quanto tempo ele vai demorar para atualizar todos os dados?

  3. Avatar

    Olá Miguel!
    Não tem segredo em como usar as meta tags, fique tranquilo!
    As exigências para elas são que elas fiquem aninhadas as tags head e obedeçam sua sintaxe:
    < meta name="keywords" content="kwd1, kwd2, kwd3" />
    < meta name="description" content="blablablablabla" />
    dê o nome correto para a meta-informação e insira o conteúdo.

    Se você ficar com alguma dúvida, abra o código fonte de uma página na internet, veja como está feito e faça igual.

    Abraços!

  4. Avatar

    Sobre a questão da mudança de páginas de htm para html, é necessário fazer o redirecionamento permanente (redirect 301) de todas as páginas htm para as respectivas páginas html.
    O cache do Google das páginas htm vai se manter, ele vai precisar visitar as novas páginas em html para obter os caches de tais páginas.
    O tempo de atualização depende da taxa de atualização de cada página, depende da frequencia com que o gooblebot passa em cada página.
    E sobre o ranking, fazendo o redirecionamento 301 em cada página, você minimiza as perdas de ranking das páginas, que podem até não acontecer, mas o mais provável é que elas percam o seu ranking por algum tempo (curto) e depois recuperem.

    Confira como fazer redirecionamento em:
    Redirecionamento 301

    Abraços

  5. Avatar

    Rafael,

    Simplesmente expetacular sua consolidação dessas 100 dicas, colocou-as de forma bem simples e extremamente útil, tomei o cuidado de ler todas e todas possuem o seu “porque” e fazem sentido.

    Obrigado por essa colaboração, parabens.

  6. Avatar

    É melhor o STRONG ou B (bold), para dar ênfase numa keyword?

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?