SEO

10 dicas de SEO essenciais para melhoria do seu site

Por Bruno Galileu

Dicas essenciais para quem quer ter seu site bem rankeado. Essas dicas vão trazer siginificativas melhorias e um aumento de tráfego do seu site.

Bruno Galileu

 

1. Pesquisa de palavra chave é o primeiro passo

Não construa seu site sem antes fazer uma pesquisa de palavras chave usadas pelas pessoas que querem visitar seu site. Gaste um bom tempo nessa tarefa, este não é o primeiro item por acaso, essa pesquisa é de fundamental importância. Utilize ferramentas para pesquisa de keywords, elas vão te dar uma melhor sugestão na hora da escolha. Cuidado com keyword cannibalization.

2. Obtenha informações pela de fontes pela web

Visite os principais sites sobre informações de SEO, um estudo permanente sobre o assunto é importante, novas ferramentas sempre estão sendo criadas e sempre está rolando alguma discussão interessante nos blogs do assunto. Visite o Mestrseo, Brasilseo, Matt Cutts’ blog, Search Engine Journal, SEOmoz e Search Engine Land.

3. Atenção ao seu código fonte

Contrua seu site com um código que seja de fácil entendimento pelo motor de busca, quanto mais simples melhor. Utilize Cascading Style Sheets(CSS) para diminuir a formatação da página e leia sobre limpeza de codigo fonte.

4. Construa uma navegação fácil

Faça isso através de links com textos para todas as partes do seu site, os motores de busca não podem seguir links dentro de flash, nem mesmo dentro de javascripts. Os motores de busca gostam de navegação simples.

5. Receba links de sites relevantes

Cada link é um voto, logo quanto mais links apontados para você melhor, porem estes links tem que ter relevância ao assunto, não pode ser qualquer link e quanto mais importante o site linkando para você melhor também, este voto tem um peso maior que os outros. Leia sobre link building.

6. Contrua o sitemap

Contruir um sitemap ajuda os motores de busca a alcançar e indexar sua página, tenha certeza que todas as paginas estão no sitemap. O sitemap também auxilia o usuário a alcançar a página desejada. Veja dicas de sitemap para wordpress também.

7. Não esqueça os detalhes técnicos

Contrate um serviço de hospedagem bom com servidores rápidos e estáveis. Os motores de busca não ficam esperando muito para carregar sua página. Pior ainda, eles odeiam quando sua página esta fora do ar, se isso se repetir várias vezes você irá cair de rank com certeza.

8. Acompanhe seu site com web analytics

Há varias opções de web analytics, como o Google Analytics que é grátis, fácil de usar e versátil. Com essa análise você vai descobrir muito sobre seus visitantes, as páginas mais procuradas e as que precisam de melhoria, e vai ajudá-lo a re-otimizar seu conteúdo.

9. Diga aos motores de busca onde você está

Faça a submissão do seu site, isso não fará rankear melhor, mas facilitará os motores de busca chegar até seu site. Google, Yahoo e MSN tem mecanismos para submissão de sites.

10. O conteúdo é o mais importante

Os motores de busca gostam de sites com conteúdos e que são atualizados frequentemente. Por isso escreva bem seu conteúdo e utilize as palavras chaves para cada página.

Fonte

LEIA MAIS

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Comentários
  1. Avatar

    O conteúdo não deveria ser o ponto número 1 e não o número 10?

  2. Avatar

    “10. O conteúdo é o mais importante”

    Acho que no item 10 a sua pergunta já está respondida, Walmar! 😉

    Guardamos o melhor para o final hehe

  3. Avatar

    Como saber se o servidor esta no Brasil ou em outro pais?
    Como medir o servidor para saber se o mesmo é rápido ou não?

  4. Avatar

    Demétrios, você pode entrar em contato com o servidor que hospeda o seu site e perguntar para saber se está no Brasil ou não…

    Para medir a velocidade, você pode navegar no seu site e checar se está rápido ou não. Fora isso, não conheço uma boa métrica.

  5. Avatar

    Quais os site que permitem vc publicar gratuitamente. Sem mensalidades sem custo algum literalmente na faixa….

    Obrigado

  6. Avatar

    Olá Bruno, achei suas dicas extremamente útil, assim como eu que estou começando um novo blog agora, mas tambem para quem já tem certa estrada, de todas as dicas acho que o conteúdo é a chave de tudo, mas claro tem de ser acompanhada das outras dicas.

  7. Avatar

    Dicas muito boas. Com certeza são um bom ponto de referência para quem está começando.

  8. Avatar

    Bom post. Acho que o mais importante é o mesmo o contéudo (quanto mais original melhor) e a utilização de palavras-chave.

  9. Avatar

    tenho aplicado algumas alterações nas palavras chaves e realmente tenho reparado que faz uma grande diferença.

  10. Avatar

    Dicas excelentes, já estou correndo atrás de algumas que ainda faltam fazer.

    Obrigado!

  11. Avatar

    Olá ! Gostaria de saber como o google avalia o conteúdo do site ? se é de qualidade ou não , é por tempo que o usuário permanece ? se puder responder agradeço muito ! obrigado !

  12. Avatar

    na minha humilde opinião todos essas dicas de seo são de suma importância, mas um conteúdo de qualidade e único faz toda diferença, é claro que só o conteúdo em si não adiante nada, é necessário aplicar as dicas de seo mencionadas no artigo. por sinal muito bom o artigo.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?