SEO

Semântica e Link Building

Por Frank Marcel

Olá! Hoje vou dar uma dica de SEO sobre a semântica dos links – o seu texto âncora. Texto em âncora É o texto que...

Frank Marcel

Olá! Hoje vou dar uma dica de SEO sobre a semântica dos links – o seu texto âncora.

Texto em âncora

É o texto que usuários clicam para seguir um link. Bom, provavelmente vocês já sabem! =)

Exemplos:

1. Para ótimas dicas de SEO, confira https://www.agenciamestre.com.
2. Para ótimas dicas de SEO clique aqui.
3. Um site com ótimas dicas de SEO.

Qual a melhor opção de linkagem?

Para quem já tem conhecimentos em SEO, rapidamente conclui que os exemplos 1 e 3 são melhores que o segundo exemplo. O exemplo número dois fornece um link, o que é bom, mas não agrega ao link nenhum valor semântico, quer dizer, mestreseo.com.br/blog não é uma referência para “clique aqui”. Se “clique aqui” fosse usado em uma busca, com certeza o mestreseo.com.br/blog não apareceria nas primeiras posições.

O exemplo 1 contém o nome mestreseo, que é o próprio nome do domínio, mas se alguém procurar por mestreseo rapidamente vai encontrar o nosso site.

Outra coisa importante a se notar é que uma URL informativa, porém concisa, ajuda para a relevância que o crawler agrega a uma página, ou seja: se um post tiver a URL www.mestreseo.com.br/posts.php?id=12 , ele não terá nenhum valor semântico para o conteúdo do post. Você consegue supor o assunto de tal post?

Por outro lado, www.mestreseo.com.br/seo/o-que-e-seo torna-se muito mais informativo e relevante, agora é possível supor do que o post trata.

Finalmente, o exemplo 3 é sem dúvidas a melhor linkagem. Da forma que está escrito, ele forecene o link e, principalmente, campo semântico para o conteúdo daquele link. Quando o buscador chegar a esta âncora linkando para www.mestreseo.com.br e ainda com o texto “dicas de SEO”, ele vai entender que o site é referência para dicas de SEO.

Link Building

Escolher as palavras certas para nome de domínio e nome das páginas ou posts vai facilitar ainda o Link Building, já deixando indicado as palavras para usar no âncora quando se for fazer um link.

Por exemplo, o nome Agência Mestre é muito bom pois quando alguém linkar o site, provavelmente vai linkar utilizando as palavras “SEO” e “Dicas”, como em: “Ontem eu li no Agência Mestre uma dica interessante…”, e assim, o site ganhou um texto âncora muito interessante, contendo as palavras SEO e Dicas.

Para um post ou página, a relação é a mesma.

Sendo assim, construa sempre links com textos que descrevem o conteúdo do link!

Por hoje é só! Até a próxima dica de SEO! =)

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Comentários
  1. Avatar

    Muito boa a dica vou usar

  2. Avatar

    Ouço muito falar em colocar a tag title nos link porque da um peso a mais, neste caso vale a pena repetir o texto ancora ou apenas complementar, exemplo
    SEO Dicas

    OU:

    SEO Dicas

  3. Avatar

    Demétrio, o atributo title do link não é um fator decisivo, é complementar. Eu gosto dele pelo fator usabilidade – saber onde o link vai me levar. Colocar “SEO Dicas – Tudo sobre SEO” tem a diferença de indicar o dono do conteúdo linkado, além do conteúdo do link.

  4. Avatar

    Opa, tudo blz?
    talvez aqui nao seja o topico certo mas tem a ver com linkagem, gostaria de saber se a url passada por parametro influenciará negativamente nos motores de busca, url do tipo http://www.nomedosite.com.br/index?pagina=home por exemplo.

    Continuem com o ótimo trabalho de vocês. Parabens pelo site

    • Avatar

      Não influencia negativamente não, mas a melhor prática é realmente ter as URLs “estáticas” (que pelo menos parecem estáticas). O artigo sobre esse assuto é o Otimização de URLs.

  5. Avatar

    Ótimas dicas. Com certeza aplicarei para aumentar o numero de visitantes em meu site.
    Parabéns pelo trabalho.

  6. Avatar

    Frank, o link building funciona com imagens?

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?