Marketing Digital

Search Engine Ranking Factors

Por Clara Senne

[update 24/08/2009] Confira também o post Search Engine Ranking Factors 2009 – Uma pesquisa de 2009 que revela os fatores mais importantes para o bom...

Clara Senne

[update 24/08/2009] Confira também o post Search Engine Ranking Factors 2009 – Uma pesquisa de 2009 que revela os fatores mais importantes para o bom posicionamento dos sites.

Os algoritmos usados para calcular os resultados das buscas mudam constantemente e possuem detalhes de implementação particulares. Historicamente, as páginas eram criadas e otimizadas focando especificamente um determinado algoritmo de busca. E também estavam preocupados com a ótima densidade da keyword no site e o comprimento do conteúdo. As categorias de otimização de um site podem ser divididas em:

  • Visible on-page factors;
  • Invisible on-page factors;
  • Time-based factors;
  • External factors

On-page Factors

São os critérios que avaliam o conteúdo da página em si. Eles são críticos, mas menos do que eram historicamente, por serem facilmente manipuláveis. Os fatores on-pages são subdivididos em duas categorias: visíveis e invisíveis.

Qualquer conteúdo que esteja escondido, usando CSS ou outras formas de subterfúgio, independentemente das intenções, pode ser considerado como um fator invisível e desvalorizado. Na pior das hipóteses, se excessivamente empregada, a página ou o site pode ser penalizado como um todo.

Fatores On-pages visíveis

Título da pagina

O titulo da página é definido pela tag <title>, dentro do <head> da página html, e nomeia o conteúdo da página. Ele também aparece na barra de titulo do navegador e no cabeçalho de um resultado de busca. É um dos fatores mais importantes quando uma página é rankeada para buscas.

Um erro comum é deixar todas as páginas do site com o mesmo título. É preciso que cada um seja específico para a página: único e relevante. Quando escrever títulos, lembre-se de colocar as keywords da página, mas de modo que faça sentido. O Google lê 70 caracteres do título da página. Portanto, não adianta fazer frases e parágrafos interios no título.

Page Heading

São sessões de texto usadas para em uma página web, pra descrever seu conteúdo e significado, e mais conhecidas como cabeçalhos. São representados pelas tags <hX>, onde 0 < X < 7, ajudam na navegação do usuário e na classificação num resulto de busca. É importante manter a hierarquia de importância dos cabeçalhos e uma página em sua estrutura. Por exemplo, se colocar o título do conteúdo no <h1>, os subtítulos serão colocados em <h2>, e assim sucessivamente.

Page Copy

Repetir keywords e termos relacionados, de modo a chamar a atenção do buscador, sem atrapalhar a leitura do usuário e sem ser considerado spam não é nada fácil. No entanto, pode fazer a diferença no resultado de busca de keywords específicas. Usar variações da keyword, como plural, ordem inversa, passado e presente, por exemplo, podem ajudar. Usar começo e final de frases para repetí-las também pode funcionar. Por exemplo, para a keyword “Miami Hotel”: “Miami Hotels: You may want to try one our fine hotels in. Hotel accommodations at the Makebelieve Hotel will exceed your wildest expectations.”

E a gente continua na próxima semana…

LEIA MAIS

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

Comentários
  1. Avatar

    Gostaria de saber se, e qual a ferramenta que o google usa para rastreamento e indexação de um website!

  2. Avatar

    A “ferramenta” que o google e demais search engines usam para rastreamento e indexaçao de sites recebe diversos nomes: crawler, searchbot, spider, entre outros. Ele é como um aplicativo que simula a navegação de um usuário – encontra links, “clica” (visita os links), encontra links, …
    Enquanto o searchbot faz isso, ele armazena (salva em cache) as páginas visitadas para indexação.

  3. Avatar

    Meu Portal tem PR 2, e tenho feito um trabalho bom para tentar aumenta-lo para 3. Em ferramenta posso ver o PageRank parcial do meu site?

  4. Avatar

    “independentemente das intenções”

    Não é por ai. Equipe Google avalia o que está sendo escondido, não punição automaticamente.

    É a mesma história do conteudo duplicado.

    • Avatar

      Existem revisões manuais e punições por algoritmo (automatizadas). É muito provável que existam centenas de falsos positivos, ou seja, a intenção não era enganar a Search Engine, mas assim ela interpretou e puniu o site.

      O mesmo vale para conteúdo duplicado – é filtro automático, não é necessário revisão manual para descobrir se um conteúdo está repetido em outro site/página ou não.

  5. Avatar

    Estamos em 2010, esses artigos nao precisam ser atualizados?

    • Avatar

      Logo antes do artigo há um link para o Search Engine Ranking Factors 2009, que é a última atualização relevante em ranking factors de Search Engines. Você pode se guiar por ali para ter informações mais novas.
      De qualquer forma, os itens citados neste artigo continuam sendo ranking factors, então ele não está desatualizado…

  6. Avatar

    Muito bom, gostei do conteúdo se bem que cabia mais informações no artigo, mas a qualidade de informações é realmente boa, eu mesmo brigo muito com as palavras-chave e sempre tenho cautela em usalas, sinto que necessito me aprofundar nesse conhecimento de SEO.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?