Marketing Digital

Google Suggest: O Que Vai Mudar?

Por Flávio Cabral

Veja quais são os impactos da adoção do Google Suggest como padrão em uma campanha de SEO ou Links Patrocinados.

Flávio Cabral

Na semana passada, após quatro anos do lançamento da ferramenta, o Google anunciou que vai tornar padrão o Google Suggest. No Google.com isso já está funcionando e no Brasil ainda estamos aguardando que essa funcionalidade apareça.

Mesmo assim, é interessante analisar qual será o impacto sobre os resultados de busca e o que isso deve mudar em nossas campanhas de SEO e Pay Per Click.

Para quem não sabe, o Google Suggest funciona de forma similar ao “você quis dizer” que aparece quando o Google acha que você digitou errado o termo da sua busca ou quando ele tem uma sugestão com mais resultados. A diferença é que agora isso é feito antes da busca.

E o que muda agora?

Primeiramente reduz erros de digitação, e se alguém ainda otimizava um site pensando nesses erros, isso vai fazer menos sentido ainda agora.

Para campanhas pay per click não será mais tão interessante comprar palavras com erros de português, o que era comum em alguns casos.

Outro ponto interessante é que com o usuário tendo ajuda na hora de escolher e formular o termo de sua busca, algumas long tails podem surgir ou desaparecer mais rápido, dependendo do volume de buscas, já que o usuário pode ver quantos resultados existem para aquele termo.

Abreviações comuns antes também tendem a diminuir, já que agora o Google ajuda você a escrever seu termo.

Veja abaixo alguns exemplos:

Google Suggest

Nesse caso o usuário escolhe a busca onde sabe que vai achar exatamente o artista e a música pela qual está procurando.

Neste outro, ele não precisa escrever o nome inteiro da cidade.

E você, como acha que essa nova ferramenta vai influenciar nas suas campanhas de Otimização de Site e Links Patrocinados?

Até a próxima!

LEIA MAIS

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?