Marketing Digital

Google agora preenche formulários e indexa os resultados

Por Rafael Coutinho

Olá Pessoal da Agência Mestre! Hoje vou trazer uma notícia muito interessante de uma mudança no algoritmo do Google que pode estar definindo uma nova...

Rafael Coutinho

Olá Pessoal da Agência Mestre! Hoje vou trazer uma notícia muito interessante de uma mudança no algoritmo do Google que pode estar definindo uma nova tendência para os algoritmos de busca atuais e para o posicionamento de sites.

O Google anunciou em seu webmasters blog que agora preenche formulários HTML e indexa os resultados, se esses não estiverem bloqueados no robots.txt, com noindex ou nofollow. A definição de cada um desses termos do mercado de search engine optimization pode ser encontrada na nossa página com termos de SEO.

Há alguns meses eles vem preenchendo formulários HTML de sites considerados de alta qualidade, e é claro que esses tem prioridade na indexação desse tipo de conteúdo. Ele usa algumas informações de menus de seleção, check box, radio buttons, e ainda geram valores de entrada para explorar os texts.

É importante dizer que isso só vale para formulários GET e eles evitam indexar conteúdo que possua/requisite informações de usuários como login, user ids, contato.

Isso faz com que melhore e muito a qualidade das buscas para os usuários, visto que, agora o Google alcança páginas e indexa conteúdos que antes não eram alcançados. Vale lembrar também que essa mudança não afetará de maneira alguma o ranking de uma página ou classificação de páginas de qualquer tipo e consequentemente, suas páginas antes indexadas não perderão PageRank com a mudança. Ou seja, não em altera em nada o SEO do site, mas talvez possa trazer visitas extras para sites que dependem diretamente dos formulários.

Por hoje é só, semana que vem estou de volta com mais notícias de otimização de sites. Até a próxima!

LEIA MAIS

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Comentários
  1. Avatar

    Onde o Google vai parar ?!

  2. Avatar

    Muito bom !!! Isto quer dizer que o Google fazendo buscas no “campo de busca” de um site pode indexar mais páginas ?

  3. Avatar

    Interessante está nova função, pois se entendi bem o google passará á indexar uma página contendo um formulário do site? Será que alguém tem um exemplo de como ficará isso na pesquisa? Tipo, faça um orçamento Online…rs.

    • Avatar

      Olá Jefferson!
      Na verdade, uma página com um formulário o Google indexa normalmente.

      Este artigo dá nota de que o Google passa a preencher formulários e indexar a página de resposta.

      Entendeu?

  4. Avatar

    Bom dia.
    Faz um tempo que o google vem realizando uma série de pesquisas pelo site e relatando milhares de páginas não encontradas. Ele pega por exemplo a pagina http://www.meusite.com.br/categoria/ e começa a “criar”: …/categoria/2/, …/categoria/3/ e isso infinitamente com todas as pastas e paginas existentes. O que pode ser feito?
    Obrigado

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?