Marketing Digital

Como otimizar sites para o Google Chrome

Por Leandro Riolino

Há algum tempo atrás a Agência Mestre apresentou o novo Browser da Google chamado Google Chrome, cada vez que inventam um novo browser nós temos que ficar preocupados como faremos para otimizar um site ou até mesmo como fazer um site nesse browser novo.

Leandro Riolino

Olá a todos, há algum tempo atrás a postamos aqui na Agência Mestre sobre o novo Browser da Google chamado Google Chrome, cada vez que inventam um novo browser nós temos que ficar preocupados como faremos para otimizar um site ou até mesmo como fazer um site nesse browser novo, nesse caso a preocupação deve ser redobrada, já que se trata de um produto com a marca Google e há uma previsão de que ele pode se tornar mais popular do que o Firefox.

No dia 9 de setembro, a Ann Smarty do Search Engine Journal publicou um artigo muito interessante, abordando como otimizar um site para este browser do Google. Mas o que a motivou a falar disso?

Primeiramente, por que otimizar seu site para ele?

É simples, como já foi dito acima é um produto Google, ou seja, há uma grande chance de que a otimização de sites feito para ele seja o padrão que o Google vai adotar daqui pra frente, então uma página bem feita para o Chrome provavelmente terá um rankeamento maior no principal player de busca do mundo.

Vamos então aos pontos levantados pela Ann Smarty:

Sistemas de tabs (abas) do Chrome:

Assim como no Firefox, as abas têm um tamanho variável que fazem com que quanto mais abas você abrir, mais estreita ela fica. Então elas mostram apenas uma peque parte do seu “title”.

Na hora de fazer o seu site tenha a certeza de que seu site tenha:

– Uma “title” pequena e concisa;

– A primeira parte de uma “title” deve ser único para que os usuários consigam localizar rapidamente seu site quando se tem várias abas abertas.

Screenshot1 Google Chrome

Manuseio de erros de páginas:

Se o navegador não consegue abrir a URL, será exibido ao usuário as seguintes informações:

– Detalhes do erro:

– Sugestões de sites com nome parecido;

Screenshot2 - Google Chrome

– Avisos de busca dentro de um site para os termos contidos na URL;

– Pesquisa do Google para os termos contidos no caminho da URL (incluindo o nome do domínio).

Screenshot 3 - Google Chrome

SEO no Chrome :

Como foi visto no item anterior, o Chrome usa buscas no Google para tratar de URL’s com escrita errada, seja ela sugerindo um site ou mesmo fazendo uma busca com o que foi inscrito. Então fica óbvio que a SEO ganha ainda mais importância nesse browser, mesmo o usuário errando ele estará fazendo buscas no player do Google. Com uma boa colocação no Google e um bom conteúdo você pode até ganhar um usuário que queria entrar num site concorrente. Outro exemplo da importância do SEO nesse novo browser esta na figura abaixo.

Screenshot4 - Google Chrome

Ele auto-completa uma url fazendo busca no Google pelo termo digitado.

Nesse post vemos que a SEO nunca foi tão bem explorado por um navegador de internet, se o Google Chrome será um sucesso ou não, ninguém sabe, até porque eu já ouvi opiniões diversas sobre ele, mas uma coisa eu já aprendi nunca duvidem do Google, se eles falam que esse browser será um sucesso, é bom ficar de olho nele.

Abraços

LEIA MAIS

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

Comentários
  1. Avatar

    Eu hein
    google ta foda mesmo
    ja comprou 16 satelites
    tem noticias porai
    dêem uma olhada
    abraços

  2. Avatar

    Me desculpe, mas não tem nada de novo no que você disse.
    Tanto no I.E. bem como no FF já tinhamos essa questão da “title” pequena e concisa – O Google não inventou as abas. Com relação a manipulação de erros pelo Chrome não vejo o que posso fazer para me beneficiar disso.
    Queria entender porque todo mundo fica falando de otimização SEO, sendo que muitas das coisas são questão de bom senso e de saber utilizar corretamente a linguagem HTML, ex. a “Otimização” do title, os Heading, etc

  3. Avatar

    Olá João,

    Por ser um produto Google, que tem uma escala mundial, qualquer tendência que ele gere pode ser levado muito a sério. Como você falou, o SEO nem sempre é uma coisa de outro mundo, mas nem todos tem um bom senso como você parece ter.

    E acrescento mais…. SEO não é apenas mexer em Titles e Headings, envolve muito mais que isso… daí a questão de bom senso fica de lado e entra o lado do “curioso”.

    Um abraço

  4. Avatar

    João, apenas acrescentando o que o Fábio falou, em nenhum momento eu disse que o Chrome inventou algo, mas como eu disse no post acho bom ficar de olho no que é feito para o Chrome por que isso deve ser a tendencia do Google. Acho que de inovação mesmo o Chrome trouxe apenas a busca em termos no campo de url, quando voce começa a digitar algo ele já faz um busca no Google, assim como se começou a fazer no próprio player de busca no Google.

    Bom cara é isso, se quizer colocar mais algum ponto, se tiver alguma duvida ou algo assim, estamos aqui. Abraços

  5. Avatar

    Uma coisa interessante a ressaltar é o fato de que, mesmo com você tirando o sublinhado dos links de seu site no Frontpage 2003, muitas vezes eles continuam sublinhados tanto no Chrome como no Firefox . Não é uma regra, mas isso aconteceu comigo e com muitas pessoas. O , seja entre as tags entre as tags ou diretamente no link, muitas vezes não anula o sublinhado de um link no navegador do Google e no da Mozilla (não sei porque). Por segurança, eu recomendo sempre usar a seguinte dica: remova o do link e some o ao . Assim você sempre elimina o sublinhado do link no Chrome e no Firefox .

  6. Avatar

    Infelizmente não é possivel mencionar tags html no blog e por isso a mensagem acima não ficou clara. Basicamente o que eu disse é o seguinte: se você usa o Frontpage 2003 e quer remover o sublinhado de um link nos três navegadores (Chrome, FF e IE), remova a tag (span) e some o (text-decoration: none;) ao (a href). Se você remover o sublinhado do link apenas pelo Frontpage 2003, muitas vezes ele não desaparece. Isso aconteceu comigo e com muitas pessoas.

  7. Avatar

    Obrigado pelas respostas Fabio e Leandro.

    Fabio entendo perfeitamente a questão de o SEO não ser somente modificar title e heading, o Onpage como muitos falam. Apesar de acreditar que o algoritmo do Google da muito mais importância para o Onpage, não descarto o Offpage, mas isso não é o foco aqui. A questão é como “Otimizar sites para o Google Chrome”?.
    Quando vi o título do post imaginei que teria algo novo, alguma técnica nova e não algo que já é do cotidiano dos que trabalham com SEO.

    Ainda tenho dúvidas Leandro:

    O que posso fazer para otimizar meu site para esse buscador? Seria Onpage ou Offpage? A questão do suggest que você não se aprofundou no texto muda alguma coisa?

    Abraços

  8. Avatar

    Na verdade o Chrome é um browser para a internet e não um buscador, mas a cada dia que passa torna-se mais fácil fazer uma busca na internet, antigamente tinha-se que entrar em um player de busca para procurar algo, hoje não, até sem saber você já esta buscando algo. E é isso que eu quis dizer nesse post. Qualquer ação que você faça no novo Google Chrome ele já abre o buscador e já busca o que você esta escrevendo. Partindo disso, fica claro que ter um site entre as primeiras posições ajuda e muito a seu site aparecer nessas buscas curtas feitas pelo Google Chrome (já que muitas vezes ele não mostra mais do que 3 respostas do que foi escrito).
    Mas respondendo a sua pergunta, não há muito diferença entre uma otimização feita para o Mozilla Firefox e ele, pelo menos eu não tive grandes problemas quanto a isso. Até porque se você ver no about do Chrome, você verá que ele usa alguma coisa do Mozilla no programa:

    “Versão oficial 1798
    Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; en-US) AppleWebKit/525.13 (KHTML, like Gecko) Chrome/0.2.149.29 Safari/525.13”

    Bom, é isso, abraços e volte sempre.

  9. Avatar

    O chrome parece ter sido criado com a finalidade de ultrapassar o firefox, na internet. Apesar disso, os conservadores irão demorar a dar essa ultra oportunidade para o Google…..

  10. Avatar

    o titulo das paginas no chrome é pequeno por falta de espaço do navegador (tabs), o que esta por trás (html ou código) é o que vale para o robô de busca, independente de ser navegador A ou B.

    para ver como o robô de busca lê seu Site basta acessá-lo em um navegador lynx

  11. Avatar

    Adotei o chrome e estou satisfeito,bem melhor que qualquer outro.

  12. Avatar

    não troco o crome por nada

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?