SEO

Pagerank, um medidor desatualizado

Por Fábio Ricotta

Olá pessoal! Como vão? Faz um bom tempo que não escrevo(escrevemos) aqui no blog, mas temos uma razão maior: as provas. Com o fim delas,...

Fábio Ricotta

Olá pessoal! Como vão? Faz um bom tempo que não escrevo(escrevemos) aqui no blog, mas temos uma razão maior: as provas. Com o fim delas, estaremos voltando aos poucos trazendo mais novidades sobre o mundo do SEO.

Pagerank

Hoje vou abordar um tema que estamos discutindo bastante aqui na empresa: o quão importante é o Pagerank. O questionamento surgiu após a última atualização de Pagerank, onde vários sites cairam e subiram no ranking. Pouco tempo depois desta atualização já podemos notar que ele ficou desatualizado novamente, não mostrando a realidade dos sites.

O fato é que o Pagerank não está acompanhando proporcionalmente a quantidade de atualizações que a Web está recebendo. Por dia são milhões de novas páginas, milhões de exclusões e o Pagerank só atualiza entre 3-6 meses. Como podemos confiar em um número que é desatualizado? Realmente não dá.

O pior ainda, é ver que nos resultados do Google, nem sempre os que tem maior Pagerank são os que aparecem em primeiro lugar. Bom, então para que serve o Pagerank? Para ilustrar a sua Google Toolbar? Para contar para o seu amigo que você tem um site de PR 4 enquanto ele tem um de PR 2?

A proposta é que o Google tome alguma das seguintes medidas:

  • Acabar com o Pagerank e não divulgar mais nada;
  • Atualizar o Pagerank semanalmente
  • Criar um algoritmo mais eficiente e que atualize com uma freqüência proporcional ao número de atualizações da Web;

Bom, pensando como o Google e pensando à favor dos Webmasters (como eu), a idéia é atualizar o Pagerank semanalmente ou com uma freqüência ainda maior. Já até ouvi falar que internamente o Pagerank é sempre atualizado, agora, por que eles não divulgam isto? Custa tanto melhorar a confiabilidade no Pagerank?

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Comentários
  1. Avatar

    Fábio, faltou um pouco de informação sobre o assunto ao escrever este artigo. O PageRank no banco de dados do Google é atualizado constantemente porem o valor não é publicado durante um bom tempo.

    E o principal, PageRank não é o único fator que o Google usa para medir a relevância de uma página perante a pesquisa efetuada, existem muitos outros critérios por trás deste mecanismo de pesquisa que servem para garantir a qualidade dos resultados.

    O Google se preocupa em trazer conteúdo cada vez mais relevante e nós temos que nos adaptar a ele (com bom senso é facil) e não ele a nós.

    Abraço

  2. Avatar

    Opa, beleza?
    O PR é atualizado inúmeras vezes por semana, não dá pra dizer ao certo quantas vezes o algoritmo do PR é executado por semana, mas provavelmente são MUITAS. Depois da parte do Coletor(ou crawler, ou robo ou etc…) ser executada, já está montada uma “tabela” que indica quem linka quem. O algoritmo de PR só precisa caminhar nesta tabela e computar, e o coletor que é executado continuamente tem que ir atualizando esta tabela.
    Ou seja, o algoritmo do PR não é nada extraordinario que precisa de tanto tempo pra rodar.

    O PR só está desatualizado pra nós. Aquele numerozinho é apenas uma base para os webmasters, o Google não mostra o PR atualizado em tempo real por suas próprias razões.

    “O pior ainda, é ver que nos resultados do Google, nem sempre os que tem maior Pagerank são os que aparecem em primeiro lugar.”
    Essa foi uma afirmação infeliz. Pode ter certeza que o PageRank é só a pontinha do algoritmo de ordenação de resultados. Ele só se torna decisivo em alguns casos.

    Não vejo por que divulgar o PR atualizado o tempo todo aumentaria a confiabilidade no mesmo. Ele é confiável, tão confiável que o Google mostra os resultados mais relevantes entre todas as máquinas de busca.

    Os Webmasters tem que parar de olhar tanto para o Google Toolbar e prestar mais atenção no site em si. PR acabou virando uma medida pra definir quem tem o site “mais melhor”. Não faz sentido.

    Sem querer fazer comercial, mas já fazendo:
    http://www.blogdohummel.com/search/label/maquinas%20de%20busca

    Abraço!

  3. Avatar

    Olá Emanuel, o conceito de Pagerank já foi introduzido a um bom tempo pelo Heron, o qual eu linkei do post, não havendo uma necessidade de descrever mais sobre o Pagerank. Por isso foi desnecessário no post. Quanto ao Pagerank interno do Google, sabemos que é atualizado várias vezes, mas não é mostrado a nós. Claramente não é o único algoritmo do Google, como sempre dizemos por aqui, mas o que prego é a atualização dele para NÓS. Mas por quê? Para sabermos qual caminho seguir, se os nossos esforços estão corretos, se estamos conseguindo links bons e conseqüentemente mais visitas. Este é o ponto.
    Acho que quando você fala que nós temos que nos adaptar ao Google você gera um ponto complicado. Você se adapta a uma roupa, ou ela a você? O Google quer indexar cada vez mais páginas com melhor qualidade. Nós devemos fazer o nosso papel, mas é ele quem deve atender os requisitos dos webmasters. Veja só as inúmeras sugestões que eles receberam e colocaram em prática para ajudar a nós. Pense bem =)

    Olá Felipe, valeu pela contribuição sobre Web Crawling. É um assunto muito bom.
    Discordo de você quando disse que minha frase foi infeliz. Eu estou colocando um post sobre o Pagerank. Como falei acima, discutimos VÁRIOS fatores dos algoritmos de vários search engines, mas no caso do post, estou discutindo o Pagerank, que É DE FATO, a base do Google. Considera-se Pagerank, o valor do site para o Google(pelo menos o que eu li e vi até hoje considera).

    Obrigado pelas visitas!

  4. Avatar

    Não seria nada interessante ter uma atualização constante do Pagerank, uma vez que ele é usado para qualificar os sites não só nos posicionamento das buscas, mas é usado para definir a importância para anunciantes diretos, contribue no cálculo para resenhas pagas, entre tantos outros.

    Uma atualização semanal descontrolaria tudo, todos esses serviços teriam que encontrar outros critérios para avaliar uma página – não que o Pagerank seja o único usado, mas tem grande importância.

  5. Avatar

    Anny, você não acha que com uma flutuação de Pagerank maior, os webmasters se dedicariam mais à obter melhores links e conteúdo de qualidade? Assim além de subir no ranking, eles garantem que não irão cair.

    E outra, como anunciante, você vai confiar em uma métrica de 6 meses atrás? Não sei você, mas eu já vi sites despencarem nas visitas do dia para a noite e não perderam seu Pagerank. Como ficaria o anunciante neste caso?

  6. Avatar

    Então pode-se dizer que, hoje, o que faz o Google ser melhor que as outras máquinas de busca é o algoritmo do PageRank? Sendo que o algoritmo está disponível num artigo científico? Live.com e Yahoo devem implementar algo parecido.
    Mas a ordenação dos resultados vai muito além de PR. Conhece os modelos de Recuperação de Informação? Modelo Vetorial? O Google deve ter feito inúmeras modificações no modelo original e deve continuar fazendo.
    Além disso, posicionamento e frequência das palavras numa página influencia muito também.

    Ah, vale lembrar que internamente o PR deve ser um número fracionário.

    Este assunto não é simples, a gente lê muita coisa nos sites de SEO e afins, mas é bom a gente ir atrás da informação original. heheuhee

    Abraço cara!

  7. Avatar

    Olá Felipe,

    Se você conhece tão bem o ramo quanto você diz, você deveria saber que o Pagerank foi o fator que fez o Google ser quem ele é hoje. Realmente, ele está disponível em um PDF, acessível a qualquer um. Só que é como você mesmo disse, ele sofreu inúmeras alterações, e hoje não é mais uma simples análise de links. O que você não entendeu é que o PR é a junção de todos os fatores, não existe PR + outros fatores. Para você acreditar no que estou falando, dê uma lida em http://en.wikipedia.org/wiki/PageRank

    Se eu conheço modelos de Recuperação de Informação? Você deve estar ironizando. Meu TCC foi em cima de Search Engines. Conheço todos os modelos pois fiz um estudo a fundo na área. Não possuo conhecimentos superficiais como você está achando. Dê uma lida aqui no SEODicas ou no meu blog pessoal, eu já trabalho com SEO e Search Engines antes mesmo de você criar o seu blog.(Muito mesmo, trabalho na área desde 2005)

    Como você falou, este assunto não é tão simples, não basta ler meia dúzia de artigos e achar que sabe muito. Tem que ler muito, e com este ponto caro Felipe, você deveria ter mais de consideração quando fala com um alguém que possui um bom conhecimento no assunto. Você não deveria ironizar como está fazendo.

  8. Avatar

    “Se você conhece tão bem o ramo quanto você diz”
    Não disse isso.

    “Você deveria saber que o Pagerank foi o fator que fez o Google ser quem ele é hoje.”
    Na minha opinião, o algoritmo de análise de links fez o Google se destacar das outras máquinas de busca (precárias na época).

    “…e hoje não é mais uma simples análise de links. O que você não entendeu é que o PR é a junção de todos os fatores, não existe PR + outros fatores. Para você acreditar no que estou falando, dê uma lida em http://en.wikipedia.org/wiki/PageRank

    Eu li: “PageRank is a link analysis algorithm that assigns a numerical weighting to each element of a hyperlinked set of documents”.
    Eu não vi nada em relação a outros fatores agregados ao PR. Pra mim, e para o artigo da Wikipedia, PageRank é um algoritmo de análise de links. E só. Se o pessoal costuma chamar o PR de todo o algortimo de ordenação do Google, aí eu já não sei =P

    Cara, na boa. Eu não ironizei nada, apenas pensei, errôneamente, que você estava confundido algumas coisas e tentei esclarecer, talvez eu tenha me expressado mal, se o fiz, peço desculpas.

    “eu já trabalho com SEO e Search Engines antes mesmo de você criar o seu blog.(Muito mesmo, trabalho na área desde 2005)”
    Não entendi a necessidade de falar do tempo do meu blog =( huehuehe

    Acho que você me entendeu errado. Tudo bem. Gostei de saber que você está terminando Ciência da computação, é bom ver alguém da área falando no assunto e não gente que pensa que sabe. Estou no 6o período de Ciência da Computação também e faço uma optativa de RI com um professor bacana, e trabalho em projeto na área. Ah! Se puder disponibilizar seu TCC… =x Ia ser bacana.

    Espero que não fique nenhum mal entendido.

    Abraço!

  9. Avatar

    Uma coisa que não fica clara, em nenhum post sobre pagerank exibido é que, este que aparece nas barras e mostradores em geral é apenas um informação para o publico em geral e não para o webmaster, para este é aquela barrinha tosca do webmaster tools, a proposito, aquela flutua sempre, ontem dei uma olhada lá para verificar se sitemaps estava ok e em um dos blogs havia aumentado, pena que não mostra um numero hehehe.

    []’s

  10. Avatar

    Fábio, no seu exemplo de “roupas” nós não somos os usuários e sim os fabricantes. Devemos produzir conteúdo pensando em mostrar ao Google que ele pode ser relevante.

    É claro que Google e desenvolvedores (odeio o termo “webmaster”) não precisam e nem devem ser inimigos, mas a verdade é que o Google tem muito mais poder que qualquer um de nós.

    Abraço

  11. Avatar

    Concordo contigo, Fábio, os anunciantes poderiam selecionar os sites através de um rank mais estável, mas o problema é o seguinte: Qual? Teriam que criar algum.

    p.s: Pelo amor de Deus, instalem o plugin subscribe to comments, sem ele a tarefa de acompanhar os comentários se torna uma tortura.

  12. Avatar

    Olá Anny,

    Estamos para instalar o plugin faz tempo, mas as provas nos deixaram de cabeça para o ar. Amanhã farei esta instalação.

    Até mais

  13. Avatar

    Olá a todos, concordo com o Fábio, quando se trata do longo tempo que o Google leva para atualizar as informações de pagerank, não sei se estou falando por todos, mas quem trabalha com internet é meio ancioso e quando você desenvolve um novo projeto e trabalha o SEO do mesmo e não consegue identificar se fez um bom trabalho ou não é meio frustante.

    Olho todos os dias o pagerank para ver se mudou. Há! antes que pensem o contrário, não sou vagabundo, trabalho muito e o tempo todo, mas não consigo deixar de dar uma olhadinha.

  14. Avatar

    Bom dia, há dias estou vendo alguns links do seu site, muito interessante.
    Parabéns!
    Favoritado!
    😛

  15. Avatar

    Dependendo da busca, tem muito site com conteúdo muito ruim com pagerank baixo nas 1as colocações do google. Difícil entender…

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?