SEO

Conteúdo Duplicado – Qual é o Original?

Por Flávio Cabral

Saiba como uma search engine reconhece qual é o verdadeiro criador de um conteúdo após detectar que já viu isso em algum lugar - mais um problema gerado por Conteúdo Duplicado.

Flávio Cabral

Conteúdo duplicado, um ítem muito importante para o SEO, e formas de se evitar já foram vistos aqui no Agência Mestre, mas se você está divulgando seu conteúdo em mais de um site, ou então está tendo seu conteúdo roubado, saiba como é feita a decisão de qual site é realmente dono do conteúdo e como você pode garantir que seja você.

Normalmente as search engine não se confundem na hora de dar crédito ao dono do conteúdo e mostrar ele primeiro nos resultados de busca. Mas alguns erros podem acontecer quando seu conteúdo aparece em um site “maior” que o seu. Esse site pode estar sendo considerado como “autoridade” no assunto do qual você está falando, então a search engine vai achar que foi ele quem produziu esse conteúdo. Principalmente se esse site for atualizado mais frequentemente do que o seu, pois aí o bot vai passar mais vezes no site que é atualizado mais vezes, aumentando as chances desse conteúdo ser indexado primeiro no site que não é o seu, influenciando na decisão de qual site é o proprietário do conteúdo.

No final do post darei algumas dicas de como evitar isso.

O terceiro e o quarto passo merecem uma explicação melhor: é aí que entra o poder do seu site. Se ele é reconhecido dentro da comunidade do assunto do qual você está tratando e se você é classificado como criador de conteúdo autoritário, tema sobre o qual eu falei aqui no Agência Mestre semana passada com o post sobre o papel dos Outbound Links. Ou seja, se você é uma autoridade no assunto, as chances de você ter produzido aquele conteúdo são maiores.

Visto isso, o importante agora é não deixar que a search engine pense que o seu conteúdo está sendo produzido por outro site, então, algumas dicas são:

  • Quando for divulgar em outros sites o seu conteúdo, não coloque sempre o mesmo texto. Guarde alguns detalhes para falar só no seu site.
  • Sempre deixe pelo menos um link absoluto no meio do texto. Isso é mais importante quando seu conteúdo é roubado.

Além disso, é muito importante também ter certeza que o problema é somente o conteúdo duplicado, e não alguma outra coisa que está fazendo com que seu site não esteja sendo indexado corretamente.

Por hoje é só. Se não entendeu algum termo aqui no post, procure por ele em nosso glossário de SEO e SEM, e leia mais sobre como evitar conteúdo duplicado e também como identificar e corrigir conteúdo duplicado dentro do seu próprio site.

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
  1. Avatar

    Bem legal o infográfico, mas – em termos de acessibilidade e SEO – o descritivo deveria ter o mesmo conteúdo da imagem, não? Já que o texto está todo no imagem… o alt não informa muita coisa, talvez fosse o caso de usar longdesc.

    E um detalhe: Analisa é com S 🙂

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?