SEO

Casos e soluções de conteúdo duplicado

Por Bruno Galileu

Bem vindos leitores do Agência Mestre. Hoje vou complementar o assunto de conteúdo duplicado, com alguns casos e as soluções encontradas para resolver este problema....

Bruno Galileu

Bem vindos leitores do Agência Mestre. Hoje vou complementar o assunto de conteúdo duplicado, com alguns casos e as soluções encontradas para resolver este problema.

Um conteúdo duplicado pode estar em páginas do mesmo domínio ou em outros site.
Se você têm páginas duplicadas no seu domínio, você estará desperdiçando link juice entre essas páginas e estarão concorrendo entre si nos resultados de busca.

Um site de vendas de produtos tinha a página principal de cada produto e uma página com uma versão para impressão. As duas versão continham exatamente a mesma informação sobre o produto. O que acontecia era que a página de impressão aparecia nos resultados de busca, justamente porque recebia um pequeno pagerank da página principal de seu produto.

A solução foi colocar nofollow e noindex nos links para a página de versão impressa. Não houve punição neste caso, mas que interessa é a página principal do produto rankear bem nos resultados de busca e não ficar concorrendo com a versão impressa.

Outro caso foi de um site que 60% de seu conteúdo podia ser encontrado em outros sites, sua função era organizar os conteúdos em categorias e citar a fonte, sem link. Funcionou muito bem por alguns anos, mas como os algoritmos do google são sempre atualizados em um momento o site passou a despencar nas buscas. O solução foi ir retirando os conteúdos duplicados ate atingir um nível aceitável pelo google.

Se você vai colocar no seu site um conteúdo retirado de outro lugar, pode ser até um trecho apenas, coloque um link referenciando a fonte para que o google saiba de quem é o conteúdo original mais facilmente sem que você tome uma punição.

Não entendeu alguma coisa? Consulte nosso glossário de SEO e faça perguntas, braços.

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Comentários
  1. Avatar

    Tenho uma dúvida. Em meu site possuo diversos conteúdos referente a produtos. Esses textos serão disponibilizados para meus parceiros utilizarem em seus respectivos sites através de XML/RSS. Isso pode impactar no ranking do meu portal? Inclusive esses parceiros fazem trabalho com link patrocinados etc.

    Obrigada!

    Ótima matéria.

  2. Avatar

    Olá Daniela, seu site dificilmente será afetado, apesar de ter um conteúdo igual em vários sites, é dificil aparecer contéudo duplicado para produtos porque estes sites se diferenciam em outros aspectos, a não ser que estes sites tenham meta tag keywords, descriptions, H1, title, e todo conteúdo idêntico, o que não é este caso. Abraços.

  3. Avatar

    Tenho duas paginas iguais:

    http://www.meusite.com.br/computadores e
    http://www.meusite.com.br/noticia/?src=/computadores

    É a mesma página… só que em links diferentes.
    Como resolvo isso? acho que o Google me puniu por isso.

    • Avatar

      O Google não costuma punir por duplicidade de conteúdo, apenas alguns casos específicos como, por exemplo, copiar conteúdo de outros sites e monetizar.

      No seu caso, você deve utilizar ou a Canonical Tag ou o Redirecionamento 301.

      Tanto com um quanto com outro você define a URL que quer que o Google considere. Eu recomendo usar o redirecionamento 301 e manter a url /computadores como padrão, sendo a /noticia/?src=/computadores redirecionada para a outra.

  4. Avatar

    Olá,

    Acho que os buscadores entendem: http://www.meusite.com.br e http://meusite.com.br como sites diferentes, devo usar com ou sem “www”. Como resolver isso?

    • Avatar

      Sim, eles entendem como URLs diferentes. Como na maioria das vezes o conteúdo é o mesmo, acaba sendo criado um caso de conteúdo duplicado. Você deve resolver com Canonical Tag ou Redirecionamento 301. Vale a mesma orientação para o comentário anterior do Netto. =)

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?