Blogs

10 Dicas para Otimização do seu Blog

Por Nathalia Candido

Técnicas de SEO que devem ser aplicadas se você quer aumentar o tráfego do seu blog.

Nathalia Candido

Olá pessoal!

Hoje vou falar sobre algumas técnicas de SEO que devem ser aplicadas se você quer aumentar o tráfego do seu blog.

Blog Dicas SEO1. Use o texto inteiro no RSS feed. Não tem nada mais chato, quando você está lendo um post ser obrigando a clicar no link (read more) para continuar a leitura. Muitas pessoas desistem de ler só porque tem que mudar o ambiente de leitura.

2. Utilize o plugin de textos relacionados. Este plugin ajudará na linkagem interna do blog e facilitará a navegação dos usuários.

3. Faça um top 10 de posts, onde estão relacionados os 10 posts mais visitados. Este top 10 pode ser feito através de plugin.

4. Não esqueça do SEO na title tag. Não deixe que as title tags sejam criadas automaticamente. Personalize e otimize-a.

5. Otimize os títulos dos posts tanto para os search engines quanto para os leitores. Veja se estão chamando a atenção do usuário.

6. Crie post com títulos “Tutorial de …”, “Dicas sobre …”, “Como fazer …”, “Onde encontrar …”, esses termos são muito procurados nas pesquisas nos search engines.

7. Crie um mapa do site para o seu blog e o sitemap XML O sitemap ajudará a navegação dos search engines pelo seu blog.

8. Socialize-se. Interaja com os visitantes do seu blog. Responda as perguntas, crie um link para o site do leitor quando ele fizer bom comentário.

9. Otimize a URL das páginas dos posts. Não deixe que as URLs sejam geradas automaticamentes. Para isso configure o permalink. Crie uma URL com keywords e não tão extensas, de preferência de 3 a 5 keywords. Mas tome cuidado, essa modificação deve ser feita antes do texto ser publicado, pois depois poderão existir links para o post e qualquer modificação na URL esse links serão perdidos.

10. Cada post do seu blog deve pertencer a somente uma categoria. Não é nada legal para o leitor encontrar o mesmo post em categorias diferentes e para o search engine pode ser considerado conteúdo duplicado.

Então, não esqueça do SEO. E fique de olho no que não fazer no seu blog.

LEIA MAIS

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Comentários
  1. Avatar

    Olá Nathalia!

    Muito obrigado pelas dicas! Já coloquei um plugin dos posts mais comentados e passei a distribuir o feed com o post completo. Vou procurar um plugin para textos relacionados essa semana e em breve devo fazer novas modificações.

    Sucesso!

  2. Avatar

    Olá Rodrigo.. Obrigada pelo comentário… É bom saber que nossas dicas estão sendo úteis… Continue lendo nossos posts, você encontrará muitas outras dicas interessantes que poderão ser aplicadas no seu blog…

    T+…

  3. Avatar

    Podemos colocar plugins em todos os lugares edtaveis de um home page?

  4. Avatar

    Já estou ajustando meu blog. Algumas coisas eu já tenho, como por exemplo o plugin de posts relacionados. O que está dando mais trabalho é deixar cada post ligado apenas a uma categoria. Antes eu achava que o ideal era ligar o post a várias categorias, mas depois de ler este excelente artigo, percebi que estava enganado.

  5. Avatar

    Olá Rodrigo… Fico feliz em saber que as dicas para blog estão sendo úteis para você…
    T+…

  6. Avatar

    Muito boas dicas, coerentes e com uma linguagem bem acessível.
    Estou começando com meu blog, e estou incentivando alguns alunos meus a fazerem um também, seu site se tornou nosso guia.

    Abraço

  7. Avatar

    Nathalia o seu artigo continua atualizado e com excelentes dicas para quem está començando um blog como eu.
    Obrigado e um abraço.

  8. Avatar

    Boa tarde. Tenho 2 dúvidas. Será que algum Mestre Seo poderia me ajudar 
    Dúvida 1
    Escrevi alguns post para o meu Blog que trata do assunto “Como emagrecer”. Sendo assim, separei cada um deles da seguinte forma:
    A) CATEGORIA. Como emagrecer

    B) TITULO de todos os posts. “ “Como emagrecer – Natal RN “. Repeti o mesmo título e sempre coloco a cidade e estado onde trabalho. Estou tentando otimizar os artigos já que o meu trabalho é local.

    C) Coloquei subtítulos diferentes.
    C 1 – Como emagrecer. Primeiros passos
    C 2 – Como emagrecer. Atividades práticas
    C 3 – Como emagrecer. Analise científica prática.

    O meu texto principal escolhido é “ Como emagrecer. Primeiros passos “ Busquei nos textos C 2 e C 3 a palavra chave “ como emagrecer “ e fiz um link apontando para o texto principal “ C 1 “

    Cada artigo tem a sua DESCRIÇÃO diferente e relatam exatamente o que o texto diz. É claro que busco torna-lo atraente e convidativo para que o usuário click

    To indo bem ?
    Quais foram os erros ?

    Dúvida 2

    Fiz um blog pelo Blogger.

    Estou iniciando a publicação dos post.

    Eu escrevo o texto em um rascunho ( Word ), corrijo e depois publico no meu blog.
    No entanto, após publicar o artigo sempre acabo voltando para corrigir novos erros que encontro de gramática ou algo que não estava bom.

    Eu posso ter algum tipo de problema com os buscadores ?

    O Google pode ler o post e como faço novas correções horas ou dias depois posso ter algum tipo de problema ? O Google enviaria uma pagina de erro 404 para o meu usuário ou algo do tipo ?

    Obrigado pela ajuda.
    Professor Hamerson Aboud

  9. Avatar

    Boa!

    Principalmente a parte sobre as categorias. Ainda preciso otimizar isto no blog.

    Obrigado!

  10. Avatar

    Olá, o post continua ótimo, dicas que sempre são essenciais para os iniciantes no mundo Blog, implementei em meu Blog todas as dicas e sim, fazem muitos o feitos nos buscadores, uma dica que acho muito importante são os textos alternativos nas imagens, pois ajudam e muitos a serem encontradas. Forte abraço e espero mais post bons como esse.

  11. Avatar

    Amei. parabéns pelo artigo…partiu começar a implementar…

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?